COVID-19 no estado de Alagoas-Brasil: dados epidemiológicos após um ano de iniciada a campanha de vacinação anti-COVID-19
COVID-19 in the state of Alagoas-Brazil: epidemiological data one year after the anti-COVID-19 vaccination campaign started
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02207006Abstract
Introdução
A pandemia da COVID-19 exigiu celeridade nos desenvolvimentos de vacinas para redução do número de doentes, internados e de óbitos pela infecção decorrente do vírus SARS-CoV-2.
Objetivo
Determinar a evolução dos dados epidemiológicos da COVID-19 em Alagoas em relação aos casos diagnosticados, internação e óbitos no comparativo com um ano antes
Método
Utilizando dados secundários da COVID-19 em Alagoas-Brasil, um estudo ecológico de série temporal interrompida foi realizado comparando o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado, após 26 semanas e após um ano.
Resultados
Ocorreu expressiva redução no número de pessoas diagnosticadas e de óbitos, apesar do aumento de internações ocorridas no comparativo de 26 semanas do início da vacinação, reduções na taxa de letalidade de maiores de 70 anos, nos óbitos por faixa etária e por comorbidade, exceto, respectivamente, entre 0-9 anos e no grupo dos obesos.
Conclusão
Após um ano de vacinação, apesar da cobertura vacinal ainda poder ser aumentada, e a existência de algumas variáveis com indicativos negativos, percebe-se uma melhora na maioria dos indicadores epidemiológicos avaliados para este período em Alagoas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.