Conoscenze e atteggiamenti delle donne incinte assistite dall'Assistenza sanitaria di base riguardo al COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308009espAbstract
Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, gestantes foram de sobremaneira afetadas, desde aspectos comportamentais a psicológicos, tendo em vista as incertezas que permeiam o contexto da nova doença. Objetivo: analisar os conhecimentos e atitudes de gestantes acerca da COVID-19. Métodos: foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal, com a amostra de gestantes (n= 70), cadastradas na Atenção Primária à Saúde de Parnaíba-PI. A coleta de dados estendeu-se de abril a outubro de 2021, a partir de um questionário composto por três partes principais: informações sobre características sociodemográficas, histórico obstétrico / médico e conhecimentos / atitudes em relação à COVID-19. A análise estatística foi do tipo descritiva através da leitura das frequências absolutas (N) e relativas (%), utilizando os testes qui-quadrado e binomial para testar a hipótese de associação entre os níveis de conhecimento e atitude das gestantes com as características sociodemográficas e obstétricas, adotando nível de significância de 5%, P˂0,05. Resultados: Somente foi detectada associação significante entre as variáveis atitude e estado civil, tendo solteiras maior índice de atitude negativa perante a COVID-19. Conclusão: Embora a maioria das participantes do estudo apresentem conhecimento adequado e atitude positiva sobre a COVID-19, encontram-se preocupadas com sua saúde e dos seus bebês.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.