OS CUIDADOS PALIATIVOS E SEU PERCURSO FORMATIVO NUMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NUM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308014Abstract
Introdução: Apesar de o Ministério da Saúde dispor de diretrizes para os cuidados paliativos no âmbito do SUS, ainda há lacunas na formação sobre essa temática, o que impacta diretamente as práticas assistenciais. Objetivo: compreender o percurso formativo em cuidados paliativos das residentes de um hospital público. Método: estudo exploratório, descritivo, do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados foi realizado um grupo focal com residentes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. Os dados foram analisados e categorizados através do método de Malheiros (1). Resultados: os dados mostraram que a formação em cuidados paliativos ainda é incipiente, e que esses cuidados ainda se encontram bastante restritos a cenários hospitalocêntricos. Apesar disso, as experiências com ensino não formal/informal foram positivas, colaborando para maior apropriação do tema pelas residentes. Considerações finais: espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para a reflexão acerca da temática, minimizar fragilidades da formação e sanar possíveis lacunas, bem como fortalecer os princípios que permeiam a paliação e a assistência dentro do hospital universitário.
Descritores: Cuidados Paliativos Integrativos; Residência em Saúde; Formação em Saúde; Conforto do Paciente; Cuidados Paliativos na Terminalidade da vida.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.