Conhecimento sobre Anafilaxia entre Estudantes de Medicina de Maceió-AL
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4346Abstract
Objetivo: avaliar o conhecimento dos estudantes de medicina sobre a definição e o tratamento da anafilaxia. A fim de contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais para auxiliar futuros profissionais de saúde no manejo da crise de anafilaxia. Métodos: foi realizado um estudo observacional descritivo transversal entre março e dezembro de 2016, com 260 estudantes de medicina de duas universidades públicas em Maceió / AL. Os voluntários foram convidados a responder um questionário com questões objetivas e discursivas sobre o conhecimento geral na abordagem da anafilaxia. Os dados foram compilados no programa Excel® e a análise estatística foi realizada pelo IBM SPSS 22 usando um intervalo de confiança de 95% (p <0,05). Resultados: Dos 51,5% (134) que relataram conhecer a definição de anafilaxia, 1,5% (4) responderam corretamente, enquanto 28,1% (73) o fizeram incompleto e 21,9% (57) responderam incorretamente. A epinefrina foi citada corretamente por 36,2% (94) dos participantes, como droga de primeira linha para tratamento da crise da anafilaxia, enquanto 18,8% (49) mencionaram outras drogas como esteróides e anti-histamínicos e 45% (117) não responderam a esta pergunta. A via intramuscular foi adequadamente indicada por 23,5% (61) dos participantes como a via correta para a administração de epinefrina e 48,5% (126) não sabiam como responder a esta pergunta. Conclusão: mais da metade dos alunos não conhecia o medicamento de primeira escolha, a via de administração desta droga e a definição correta de anafilaxia. Este resultado é semelhante a estudos prévios realizados com médicos emergencistas e reforça a necessidade de disseminar as diretrizes atuais na escola de medicina, através de estratégias educacionais.
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