Ligas Acadêmicas no Brasil: Revisão Crítica de Adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5199Abstract
Objetivo: O objetivo desse artigo de revisão é realizar um estudo crítico sobre os possíveis benefícios e prejuízos das ligas para a formação médica à luz da adequação de suas atividades com os princípios, fundamentos e finalidade da formação em medicina estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014. Métodos: Realizou-se uma revisão crítica da literatura entre março e outubro de 2016 com consultas a páginas web de cursos de medicina, Diário da União e periódicos selecionados, por meio de busca de dados em três bases de dados bibliográficas: Scielo, LILACS, BIREME. Foram selecionados artigos em português e inglês, publicados entre 1999 e 2016 e disponíveis na íntegra. Resultados: Foram encontrados 73 artigos disponíveis na íntegra, sendo 45 na língua portuguesa e 39 na língua inglesa. Após análise dos resumos, foram selecionados os artigos relacionados ao tema e alusivos à realidade brasileira, sendo estes num total de 15 artigos. Conclusão: São conhecidos diversos benefícios das ligas, promovendo o desenvolvimento de algumas competências e habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e a gestão da educação. No entanto, apesar do eficiente preenchimento do currículo paralelo do estudante, a não adequação das ligas acadêmicas às Diretrizes Curriculares para o curso de medicina em relação à orientação predominante de atuação pela atenção primária e secundária, deixa grande vazio na formação geral do discente, prejudicando o desenvolvimento da concepção de integralidade do cuidado e humanização na prática médica do futuro profissional.
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