Ligas Acadêmicas no Brasil: Revisão Crítica de Adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5199Resumo
Objetivo: O objetivo desse artigo de revisão é realizar um estudo crítico sobre os possíveis benefícios e prejuízos das ligas para a formação médica à luz da adequação de suas atividades com os princípios, fundamentos e finalidade da formação em medicina estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014. Métodos: Realizou-se uma revisão crítica da literatura entre março e outubro de 2016 com consultas a páginas web de cursos de medicina, Diário da União e periódicos selecionados, por meio de busca de dados em três bases de dados bibliográficas: Scielo, LILACS, BIREME. Foram selecionados artigos em português e inglês, publicados entre 1999 e 2016 e disponíveis na íntegra. Resultados: Foram encontrados 73 artigos disponíveis na íntegra, sendo 45 na língua portuguesa e 39 na língua inglesa. Após análise dos resumos, foram selecionados os artigos relacionados ao tema e alusivos à realidade brasileira, sendo estes num total de 15 artigos. Conclusão: São conhecidos diversos benefícios das ligas, promovendo o desenvolvimento de algumas competências e habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e a gestão da educação. No entanto, apesar do eficiente preenchimento do currículo paralelo do estudante, a não adequação das ligas acadêmicas às Diretrizes Curriculares para o curso de medicina em relação à orientação predominante de atuação pela atenção primária e secundária, deixa grande vazio na formação geral do discente, prejudicando o desenvolvimento da concepção de integralidade do cuidado e humanização na prática médica do futuro profissional.
2
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.