Uso dos serviços de telessaúde na Atenção Primária à Saúde na Macrorregião Sul Mato-Grossense
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308012espResumo
Introdução: O uso de tecnologias digitais de informação está intimamente ligado às atividades de saúde, tendo-se em vista que elas aumentam a qualidade e a resolutividade dos serviços, além de ampliar o acesso. A telessaúde se encaixa entre as estratégias para reorganização do cuidado para a consolidação da Rede de Atenção à Saúde e o fortalecimento da Atenção Primária. Objetivo: O objetivo deste estudo foi caracterizar o núcleo técnico-científico de telessaúde do estado de Mato Grosso e a utilização dos serviços ofertados pelas equipes de atenção primária dos municípios da Região de Saúde Sul Mato-Grossense. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso único, de abordagem mista. A pesquisa documental e a coleta de dados primários foram realizadas por meio de questionário autoaplicável pelos responsáveis técnicos dos serviços de Atenção Primária. Resultados: Foi elaborado um histórico do Telessaúde Mato Grosso desde sua concepção e caracterizado o uso dos serviços ofertados pelo núcleo na Região Sul. Há uma incipiente utilização da telessaúde, de forma que não estão sendo aproveitadas todas as possibilidades oferecidas pelos serviços. Conclusão: A estabilidade e avanços do Telessaúde Mato Grosso dependem de processos e padrões claros, recursos humanos suficientes, integração institucional e a superação de desafios técnicos e políticos.
Palavras-chave: Telemedicina; Modelos de Assistência à Saúde; Tecnologia Digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.