Perfil epidemiológico e sociodemográfico de usuários com hipertensão arterial em um município da região sul mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409009esp-2Resumo
Introdução: Mundialmente, o número de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ultrapassa 600 milhões; no território brasileiro, atinge cerca de 17 milhões de pessoas. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico e sociodemográfico de usuários com hipertensão arterial em um município da região sul mato-grossense. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório e com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2023. Resultados: Participaram do estudo 134 usuários, com média de idade de 66 anos, sendo majoritariamente do sexo feminino, autodeclarados pardos, com ensino fundamental incompleto, católicos, sem companheiro e residindo com familiares. Os participantes, em sua maioria, relataram dormir menos de oito horas por dia, não ter nem atividades de lazer nem hábitos de uso de tabaco e álcool. Todos convivem com o diagnóstico de diabetes mellitus. Discussão: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT) são causadas por diversos fatores, ligados, principalmente, ao estilo de vida dos indivíduos e relacionados ao processo de envelhecimento. Conclusão: A definição do perfil epidemiológico e sociodemográfico da população portadora de HAS é de grande relevância por demonstrar um panorama na ocorrência de DCNT e suas implicações no território. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Hipertensão Arterial Sistêmica; Estratégia Saúde da Família; Perfil de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.