Sobre a Revista

O Observatório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (OPTE) consiste em uma revista digital on-line de publicação semestral para a  divulgação e popularização de saberes e práticas científicas e tecnológicas gestadas no seio da interface Universidade-Escola.
O objetivo do Observatório OPTIE é fortalecer a rede de produção do conhecimento científico e da divulgação da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no âmbito escolar visando apoiar a formação dos professores e futuros professores do Magistério da Educação Básica.
Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Formação de Professores da Educação Básica e Superior” (Foproebs), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no âmbito do programa Pró-Sinpete, que promove anualmente a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete).
Nossa visão prospectiva é a de que, com investimento adequado, o observatório possa se tornar um espaço de referência em Alagoas no apoio à educação científica na escola e à formação docente para o letramento científico. É possível fortalecer o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido no âmbito escolar por meio de ações que apoiem iniciativas científicas nesse lócus e, principalmente, forneçam o suporte acadêmico especializado para sua produção, publicação e publicização.
A criação, manutenção e monitoramento de uma rede digital aberta, específica, multimodal, capaz de armazenar e aglutinar, num só lugar, recursos, produtos e serviços direcionados à comunidade da Educação Básica, produzidos por estudantes e seus professores, e mentorados por pesquisadores credenciados, numa relação cooperativa e colaborativa entre a universidade e a escola, pode ser uma potencializadora estratégia de divulgação e popularização do que se produz no lócus escolar e nos espaços de formação dos professores.
É nessa relação contextual que buscamos desenvolver o Observatório OPTIE.