Análise do processo dos equipamentos especiais em uma distribuidora de energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2594-598X.2023v14n32p68-95Palavras-chave:
Diagnóstico organizacional, Produtividade e qualidade, Indicadores e metasResumo
O investimento em redes de distribuição na área de concessão da Rio Grande Energia (RGE) é expressivo. A instalação de equipamentos, e.g., religadores automáticos e reguladores de tensão, proporcionou aumento de manobras nas redes, melhor proteção dos circuitos, melhorias no controle de níveis de tensão, além de monitoramento e operação remota de equipamentos. Na RGE, as equipes 15kV ou equipes de equipamentos especiais realizam a manutenção em campo e possibilitam o retorno do equipamento a operação normal. Este artigo, a partir de diagnóstico organizacional do processo operacional que envolve equipes 15kV, busca demonstrar que o desempenho da produtividade e da qualidade pode ser aprimorado por meio da análise de pontos fundamentais, tais como, sistema de recrutamento, seleção e treinamento, procedimentos operacionais, sistemas de informação e tecnologia, disponibilidade de recursos materiais além da validação de indicadores e metas. O método se deu em três etapas distintas: análise de documentos, observação participante e aplicação de um questionário sobre os principais pontos do trabalho. Como resultado obteve-se uma visão sistêmica do processo que envolve as equipes 15kV, a qual permite traçar pontos de atenção e sugestões de melhorias em cada um dos tópicos de resultados abordados.
Downloads
Referências
ABRADEE. Setor elétrico. 2018. Disponível em: http://www.abradee.com.br/setor-eletrico/visao-geral-do-setor. Acesso em: 28 de mai. de 2023.
ANEEL. Procedimentos de distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional – PRODIST. 2020. Disponível em: https://www2.aneel.gov.br/cedoc/aren2020888_prodist_modulo_8_v11.pdf. Acesso em: 17 de out. de 2023.
COUTINHO, M. C. Trabalho e construção da identidade. Revista Psicologia em Estudo. v. 4, n. 1, p. 29-43, 1999.
ESTRADA, S.; JUAN, R.; FLORES, T.; SCHIMITH, D. (2007). Gestão do tempo como apoio ao planejamento estratégico pessoal. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 2, p. 315-332, 2011.
KONDO, D. V. Alocação de religadores automatizados em sistemas de distribuição. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 9. ed., São Paulo: Atlas, 2021.
NOGUEIRA, C. E. R. Autorrestauração de redes de distribuição com foco na operação da distribuição - ferramenta de auxílio à tomada de decisão. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2016.
SARQUIS, A. B. Estratégias de marketing para serviços: como as organizações de serviço devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2009.
SILVA, N. P.; FRANCISCO, A. C.; KOVALESKI, J. L.; THOMAZ, M. S. Avaliação do impacto das descargas atmosféricas na qualidade de energia fornecida pelas concessionárias: estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia do sul do país. Nucleus, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2010.
TACHIZAWA, T.; SCAICO, O. Organização flexível: qualidade na gestão por processo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
VAZ, R. R. C. Metodologia de posicionamento de religadores e dimensionamento de rede de fibra óptica para automação de sistemas de energia. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilnei de Moura, Carlos Eduardo da Luz, Luis Felipe Dias Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.