Desafios macroeconômicos para o Brasil do Pós-covid-19

Autores

  • Reynaldo Rubem Ferreira Jr Faculty of Economics, Business, Administration and Accounting

DOI:

https://doi.org/10.28998/2594-598X.2024v15n33p27-47

Palavras-chave:

Desafios, Juros, Dívida, Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar de forma abrangente os efeitos adversos resultantes da persistente política de taxas de juros elevadas no Brasil ao longo de muitos anos. Esses efeitos têm repercutido diretamente no serviço da dívida pública, trazendo consigo consequências negativas significativas para o bem-estar social. Essa situação é exacerbada pela influência desses fatores sobre o setor produtivo, notadamente a indústria, bem como sobre a infraestrutura física, social e tecnológica do país. A preocupante realidade é que a dívida pública já absorve mais de 50% das despesas públicas, o que exerce um impacto contundente sobre diversos aspectos-chave da sociedade. Portanto, é imperativo que se abra espaço para um debate amplo e informado sobre as implicações de longo prazo das altas taxas de juros e sua influência sobre a gestão da dívida pública. Somente através de uma revisão cuidadosa dessas políticas e uma reformulação estratégica das prioridades financeiras, será possível conduzir o Brasil em direção a um cenário de crescimento econômico sustentável e bem-estar social duradouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANBIMA. Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, 2022. Disponível em: Posicionamento – ANBIMA.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Perspectivas para inflação, 2022. Disonível em: Relatório de Inflação – março de 2022 (bcb.gov.br)

BLANCHARD, Olivier. Why, I worry about inflation, interest rates, and unemployment. PIIE – Peterson institute for international economics. Disponível em: https://www.piie.com/blogs/realtime-economic-issues-watch/why-i-worry-about-inflation-interest-rates-and-unemployment.

BORGES, Bráulio; GONÇALVES, Claudio. Sugestões para um novo arcabouço de regras fiscais. Valor Econômico. Disponível em: https://valor.globo.com/opiniao/coluna/sugestoes-para-um-novo-arcabouco-de-regras-fiscais.ghtml.

FGV. Fundação Getulio Vargas. Observatório de Política Fiscal, 2022. Disponível em: Início | Observatório de Política Fiscal (fgv.br).

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Disponível em: Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

SIOP. Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, 2023. Disponível em: SIOP - Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal

SANTOS, Juliana Carla da Silva. Controvérsias acerca da aplicação da teoria monetária moderna em economias em desenvolvimento: o caso do Brasil (1995-2021). Dissertação (Mestrado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia. Maceió, Alagoas: Universidade Federal de Alagoas, 2023. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/11933

Downloads

Publicado

2024-01-30