Notas interpretativas sobre a administração colonial portuguesa no Brasil: 1500 – 1808

Authors

  • LUIZ EDUARDO SIMÕES DE SOUZA GEEPHE
  • MARIA DE FÁTIMA SILVA DO CARMO PREVIDELLI USP

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v3i8.147

Abstract

O presente estudo visa apresentar algumas notas interpretativas da administração colonial portuguesa no Brasil, que vai de 1500 a 1808. São comparadas nessas notas diferentes contribuições da historiografia sobre o tema, e com a finalidade de sintetizar essas contribuições em uma interpretação, adota-se o enfoque clássico da teoria organizacional, com a incorporação da análise de objetivos estratégicos e a formulação de “empresas coloniais” estilizadas de acordo com Ribeiro (1995). As notas resumem uma administração colonial dotada de um duplo caráter, qual seja o da formação do Estado Português, de um lado, e da ocupação – econômica física e política – do território na América.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

LUIZ EDUARDO SIMÕES DE SOUZA, GEEPHE

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPHE).

MARIA DE FÁTIMA SILVA DO CARMO PREVIDELLI, USP

Economista, Mestranda em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Economia Política e História Econômica – NEPHE (USP).

Published

2010-12-13

Issue

Section

Artigos