Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará

Authors

  • Natália de Olivindo Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Karine Daniele da Silva

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v8i19.3620

Abstract

Dentre as políticas educacionais, chama atenção a política de inserção de Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante (EEEP) no estado do Ceará. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que podem estar relacionados ao ingresso dos estudantes no ensino profissionalizante das EEEP. Nesse tocante, foi utilizado um modelo de resposta binária Logit. Variáveis pessoais do aluno, condição socioeconômica, nível educacional dos pais e de infraestrutura das escolas foram colhidas através de dados do INEP e SEDUC. Destaca-se que, quanto maior a idade, se este ser for homem e tiver pais e mães com educação até o fundamental, diminui a probabilidade de o aluno pertencer a uma EEEP; em contrapartida, se for solteiro, tiver mãe com ensino superior, maior condição socioeconômica e de infraestrutura escolar, aumenta essa probabilidade. O trabalho reconhece características dessa política educacional e abre caminho para novas discussões. 

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Author Biographies

Natália de Olivindo Souza, Universidade Federal de Alagoas

Possui bacharelado em Finanças pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda do curso de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista Capes.

Karine Daniele da Silva

Mestranda pelo curso de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade, FEAC, UFAL.

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Published

2018-02-09

Issue

Section

Artigos