O modelo dos 6 fatores: análise teórica da determinação microeconômica do preço de mercado considerando a racionalidade do agente econômico empresa
DOI:
https://doi.org/10.28998/repd.v4i10.760Abstract
Tradicionalmente, a formação do preço era efetuada de uma forma empírica, uma vez que constituía um dado exôgeno à empresa. Hoje, devido a alterações externas e internas, estas decisões envolvem uma abordagem mais ativa. A ferramenta essencial para compreender os movimentos dos preços e das quantidades nos mercados é a análise da demanda e da oferta. Esta análise demonstra como o mercado soluciona três problemas: O quê? Como? e Para quem? evidenciando como as unidades econômicas determinam os preços e as quantidades transacionadas, assumindo particular relevância a análise da elasticidade. Nos últimos anos se desenvolveram numerosos modelos de pricing, como o modelo de período único, dinâmico, de linha de produtos, de promoção e desconto e dos elementos do marketing mix. A partir destes contributos, apresentamos uma proposta de modelo de pricing denominada modelo dos 6 fatores. Partimos dos custos totais necessários à colocação do bem no mercado, acrescentámos a margem desejada obtendo-se o preço desejado do bem, que apelidamos de preço abstrato. Sobre este preço incidem fatores que interferem na formação do preço de mercado, tais como: Tipo de bem, fase do ciclo de vida, intensidade concorrencial, nível da demanda, valor percebido e a situação macroeconômica.Terminamos nosso trabalho sugerindo uma quantificação para os diferentes fatores para determinação do preço de mercado.