a comercialização dos produtos orgânicos na Feira agroecológica de Maceió: uma avaliação sob a lógica da teoria dos custos de transação
DOI:
https://doi.org/10.28998/repd.v1i1.88Abstract
Na agricultura orgânica, a certificação formalmente estabelecida é o único instrumento que garante que o produto possa ser classificado realmente como orgânico. Este ensaio parte do pressuposto de que um sólido ambiente institucional pode garantir uma reputação ao produtor e às empresas varejistas, dando ao consumidor a crença nas suas palavras mesmo sem a presença de uma certificação orgânica formal, e reduzindo os custos de transação. Chegou-se a conclusão de que os custos de transação referentes à comercialização dos produtos orgânicos da Feira agroecológica de Maceió podem ser diminuídos, mesmo havendo um ambiente propício a atitudes oportunistas, incertezas e alta situação de assimetria de informação, uma vez que o consumidor possui a crença de que está consumindo um produto de origem orgânica, baseado em sua relação de confiança com os produtores/feirantes e do suporte do SEBRAE/AL, corroborando a hipótese de que um ambiente institucional sólido deve reduzir as incertezas e inibir as práticas oportunistas por parte dos agentes.