Modelos de consessão no Brasil: um estudo comparativo da rodovia concedida BR116.

Autores

  • Ivo COSTA NOVAIS UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Rondinaldo Silva das Almas UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v12inr.27.11616

Palavras-chave:

Concessões. Orçamento Público. Desenvolvimento econômico

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre os principais modelos de concessões praticados no Brasil a partir do ano de 1995, utilizando como referências os modelos aplicados pelo Estado de São Paulo, o da primeira etapa do Governo Federal, na década de 1990, e os da segunda e terceira etapas também do Governo Federal, durante os anos de 2003 a 2018. O principal objetivo foi analisar os gastos públicos em rodovias, sob a ótica da efetividade em relação a sua melhor alocação e eficiência. Após esta análise, foi feito um estudo de caso com o comparativo entre o custo-benefício da exploração da rodovia BR 116 pela concessionária VIABAHIA e de obras governamentais com licitação direta em duplicação e manutenção de rodovias. O estudo mostrou a necessidade de se realizar novas concessões, com busca de financiamento através de fontes externas, a fim de dividir o risco do projeto com os recursos do Governo Federal, que nos projetos atuais detém uma concentração desses investimentos. 

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Biografia do Autor

Ivo COSTA NOVAIS, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Desenvolvimento Econômico do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (PPGE-UFBA). E-mail: ivoabaira@hotmail.com

Rondinaldo Silva das Almas, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Planejamento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DCSA-UESB). E-mail: rondinaldo.silva@uesb.edu.br

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Publicado

2021-10-26