Identificação de potencial de spillovers de atividades setoriais na Mesorregião Sul Baiano

Autores

  • Lívio Andrade Wanderley
  • Luiz Gustavo Casais e Silva
  • Edilson Vasconcelos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v6i21.8716

Resumo

Este artigo discute a importância dos setores de referência - cacaueiro, celulose e do Polo de Informática de Ilhéus - sobre as atividades setoriais selecionadas da mesorregião Sul Baiano. A principal hipótese utilizada é de que esses setores de referência geram efeitos virtuosos de transbordamento, puxando o crescimento dos demais setores da economia. Para tanto, utilizou-se o Coeficiente de Associação Geográfica como ferramenta de mensuração, na tentativa de se estabelecer com mais precisão o grau de associação. Com base nesse estudo, concluiu-se que entre os setores de referência apenas o cultivo de cacau e o setor de informática registraram alta associação geográfica, além do fato do cacau, a celulose e o Pólo de Informática de Ilhéus possuem influências, mas com distintos pesos no que tange a proliferação sobre outras atividades econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívio Andrade Wanderley

Doutor Administração (FGV/SP); Professor do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA). Bahia, BA, Brasil.

Luiz Gustavo Casais e Silva

Mestrando em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA). Bahia, BA, Brasil.

Edilson Vasconcelos Júnior

Mestrando em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia. Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA). Bahia, BA, Brasil.

Referências

BENCO, Georges. Indústria de alta tecnologia e desenvolvimento regional: a lógica da localização. In:______. Economia espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Ed. Hucitec, 1999.

BIANCHI, A. M. Albert Hirschman na América Latina e sua trilogia sobre desenvolvimento econômico. Economia e Sociedade, vol. 16, n. 2, Campinas, ago., 2007.

FERREIRA JÚNIOR, H.; Santos, L. D. Sistemas e arranjos produtivos locais: o caso do polo de informática de Ilhéus. Revista de Economia Contemporânea. Rio de Janeiro, 10(2): 411-442, mai./ago.. 2006.

FONSECA, Marcos. W. Hierarquização econômica dos municípios: pólos, sub-pólos e liderança setorial. In Mesorregião oeste do Paraná: diagnóstico e perspectivas, Relatório Final – Capítulo 6, Cascavel, 2002.

HADDAD, Paulo R. Padrões regionais do crescimento do emprego industrial de 1950 a 1970. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, 39(1) : 3-45, jan./mar. 1977

HIRSCHMAN, A. Desenvolvimento por efeitos cadeia: uma abordagem generalizada. In: SORJ, B. et. al. Economia e movimentos sociais na América Latina. São Paulo: Brasiliense. 1985.

NASCIMENTO, D. M. C.; DOMINGUEZ, J. M. L.; SILVA, S. B. M. Mudanças na ocupação econômica do litoral sul da Bahia: os exemplos de Belmonte e Canavieiras, Bahia. Revista Desenbahia, n° 10, mar., 2009.

NETO, S. P. G. C. Três décadas de eucalipto no extremo sul da Bahia. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, nº31, p. 55 - 68, 2012.

PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Ed. Campos, 1989.

PORTER, M. E. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, nov./dez., 1998.

SANT´ANNA, A. G.Cluster Madeireiro: o eucalipto, a celulose e o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. Revista Econômica do Nordeste, vol. 40, n° 4, out./dez., 2009.

SYRQUIN, M. Linkages and the strategy of development. In: TEITEL (org), Towards a new

development strategy for Latin America – pathways from Hirschman’a thought. Washington: InterAmerican Development Bank, 1992.

TSCHÁ, O. C. P.; TOMASETTO, M. Z. C.; SHIKIDA, P. F. A.; ALVES, L. R.; BUENO, R. Encadeamento

produtivo, localização e associação geográfica da agroindústria canavieira no Paraná. REDES – Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 1, p. 128 – 155, jan./abr., 2010.

WANDERLEY, Lívio A.Produtividade da indústria alagoana no nordeste e indutores de crescimento setorial das microrregiões do estado de Alagoas: 2000 e 2013. Projeto de Pesquisa. Salvador, PPGE/UFBA, 2015.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Artigos