transferências governamentais e participação na força de trabalho: um estudo baseado nos censos demográficos 1991 e 2000

Autores

  • DILSON JOSE DE SENA PEREIRA UFAL
  • EDINALDO ALVES DE TEBALDI CAEN/UFC
  • FLÁVIO ATALIBA F. D. BARRETO CAEN/UFC

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v1i2.96

Resumo

Este estudo investiga o impacto das transferências do governo sobre a participação na força de trabalho (PTF) com base nas informações dos censos demográficos de 1991 e 2000. São mensurados e analisados os efeitos dos determinantes da participação na força de trabalho brasileiro por meio de um modelo de utilidade randômica. Observa-se que as transferências públicas de renda exercem forte impacto na disposição dos indivíduos de se engajarem no mercado de trabalho. Outras variáveis importantes para explicar a participação na força de trabalho são a localização geográfica dos municípios, o nível de educação e as taxas de fertilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DILSON JOSE DE SENA PEREIRA, UFAL

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e Mestre em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2001). Doutor em Economia pelo CAEN/UFC (2008). Exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Alagoas, onde é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC/UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano, crescimento, desigualdade, distribuição de renda e educação.

EDINALDO ALVES DE TEBALDI, CAEN/UFC

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Economia pela University of New Hamsphire (2003) e doutorado em Economia pela University of New Hamsphire (2005). Atualmente é professor assistente na Bryant University-EUA. Tem experiência na área de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, progresso tecnológico, acumulação de capital humano, e econometria aplicada.

FLÁVIO ATALIBA F. D. BARRETO, CAEN/UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1997). É Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Harward (2002) e Universidade Técnica de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Economia Aplicada (DEA) e do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do grupo de pesquisa em desenvolvimento econômico reunido no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP). Participa do programa Cátedras do IPEA para o Desenvolvimento com a Càtedra Josué de Castro. Atualmente é pesquisador nível II, produtividade em pesquisa, do CNPq.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Artigos