transformações industriais e sistemas setoriais de inovações: progresso técnico e implicações na dinâmica da agroindústria sucroenergética no Brasil

Autores

  • FRANCISCO JOSÉ PEIXOTO ROSÁRIO UFAL
  • MARTA DA GRAÇA DERENGOWSKI FONSECA IE/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v1i2.97

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as modificações na estrutura industrial da agroindústria sucroenergética no Brasil. Utilizando o marco analítico do sistema setorial de inovações (SSI), foi descrito como esse setor industrial evoluiu a partir de sua desregulamentação em 1990. O estudo da evolução setorial se baseou na análise do impacto das inovações no processo concorrencial e no desempenho setorial. Como resultado, observou-se que a dinâmica setorial foi induzida basicamente pelas inovações introduzidas com o Proálcool, mas com a desregulamentação dessa indústria na década de 1990 e a conseqüente introdução de um regime de mercado, a agroindústria sucroenergética reestruturou suas instituições e mudou o padrão de concorrência baseado em novas capacitações tecnológicas e organizacionais capazes de explorar o potencial em gerar energia e produzir alimentos, ambos os produtos com demanda crescente no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO JOSÉ PEIXOTO ROSÁRIO, UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, do curso de economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC. Trabalho na área de Economia Industrial e da Inovação, com ênfase em estudos setoriais e agroindústria. Atualmente coordena o mestrado em Economia da FEAC/UFAL e o Grupo de Estudos em Agroindústria e Inovação na UFAL. É, também, componente do INFOSUCRO/UFRJ e do Grupo de Pesquisa em Sistemas Agroindústriais, Inovação e Competitividade.

MARTA DA GRAÇA DERENGOWSKI FONSECA, IE/UFRJ

Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Artigos