Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Ciência Agrícola, disponível quadrimestalmente e somente na versão on-line, tem a missão e os seguintes objetivos:
Missão
- Contribuir de forma ativa para o desenvolvimento da agricultura nacional e divulgar o trabalho científico na área de ciências agrárias.
Objetivos
- Publicar artigos referentes a engenharia florestal, ciências do solo, proteção de plantas, engenharia agrícola, produção vegetal e pordução animal.
- Divulgar a atividade de pesquisa desenvolvida por pesquisadores, professores, pós-graduandos e alunos de graduação.
A Revista Ciência Agricola é publicada on-line com acesso gratuito e livre. A revista não cobra taxas aos autores para a submissão e publicação de seus trabalhos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Ciência Agícola adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a 2 editores e 2 revisores, doutores da área, com critério de afinidade temática, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.
O editor poderá exercer a prerrogativa de não aceitar o manuscrito em análise prévia a dos pares quando julgar que o manuscrito está fora do escopo, mal escrito ou formatado, fragmentado, e contribui de forma superficial ou está carente de significância.
Todos os manuscritos submetidos são revistos e manuseados pelo editor chefe ou um editor de sessão indicado. Caso as avaliações dos revisores discordem entre si, ou se os comentários dos revisores e editores não forem respondidas de forma satisfatória pelos autores, o editor pode rejeitar o manuscrito ou serão selecionados revisores adicionais. Os revisores adicionais serão utilizados pelo editor no auxilio em obter uma cautelosa disposição da decisão final do manuscrito.
O tempo padrão para conclusão de uma avaliação será 2 meses.
Primeira Etapa: Avaliação Básica
O editor ou assistente editorial verifica se o manuscrito recebido para determinar se ele se encaixa no objetivo e escopo da revista. Manuscritos fora do escopo da revista são rejeitados. Os artigos publicados total outras publicações/sites não são revisados ou aceitos.
Segunda Etapa: Verificação de similaridade
É verificado todos os manuscritos enviados para o plágio. Utilizamos um software para verificar a semelhança com documentos publicados anteriormente. Todos os manuscritos contendo plágio, incluindo o auto-plagio e a desonestidade, são rejeitados.
Terceira Etapa 3: Revisão por pareceres
Utilizamos a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos a 2 editores de seção e 2 revisores. As identidades dos revisores e dos autores permanecem anônimas. O manuscrito enviado é revisado pelos pares por pelo menos um especialista. Em alguns casos, de acordo com as recomendações dos editores e revisores, uma segunda série de revisão pelos pares pode ser iniciada.
Quarta Etapa: Decisão de Aceitação/Rejeição
A decisão de aceitar um artigo baseia-se no parecer fornecido pelos revisores. Os revisores avaliam cada seção do trabalho em um questionário. Para ser aceito para publicação, o manuscrito deve receber recomendação positiva de no minímo 2 revisores nas avaliações das seções principais do trabalho.
Periodicidade
A Revista Ciência Agraria apresenta periodicidade contínua.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Declarações de Ética na publicação internacional
A Revista Ciência Agrícola, ISSN eletrônico 2447-3383 do Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Verde. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
Política de Ética e Antiplágio
Todos os envolvidos no processo editorial - autores, revisores e editores – deverão seguir as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) quanto à ética e integridade da publicação científica. Os artigos submetidos serão avaliados com o uso de software antiplágio para verificação de similaridade. Os manuscritos que apresentarem evidência de plágio, parcial ou total, serão tratados de acordo com as orientações do COPE.
Política de uso de IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)
Os autores que utilizaram ferramentas de inteligência artificial devem informar explicitamente no resumo ou na metodologia todas as ferramentas de pesquisa e escrita usadas, e garantir que todas as fontes estão devidamente citadas. Além disso, vale salientar que os autores são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, ainda que haja partes produzidas por uma ferramenta de IA, visto que, como entidades não legais, as ferramentas de IA não podem declarar a presença ou ausência de conflitos de interesse, tampouco administrar licenças e acordos de direitos autorais. Sendo assim, reitera-se que os autores são totalmente responsáveis por qualquer violação de ética de publicação.
Acordo Comercial
A revista está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, e assegura que não há taxas para submissão, publicação e acesso aos manuscritos. A revista também declara que não mantém acordos comerciais com editoras e instituições.
Sponsors
Agradecemos a FAPEAL pelo apoio à editoração e publicaçâo deste periódico (Edital 5/2016)
Histórico do periódico
A revista Ciência Agrícola, editada há 28 anos, surge com uma das iniciativas de inserção do Centro de Ciências Agrárias no meio científico nacional através da divulgação dos trabalhos científicos realizados pelo centro. Neste processo a revista sempre contou com o apoio do corpo docente com a submissão de trabalhos e editoração das edições. Atualmente a revista publica semestralmente artigos enviados de diferentes instituições de pesquisa.