BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO EXU, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: CARACTERIZAÇÃO HIDRO-MORFOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v18i3.10568Palavras-chave:
Morfometria, hidrologia florestal, manejo de bacias.Resumo
A bacia do riacho Exu, localizada no semiárido Pernambucano, caracteriza-se por apresentar uma alta variabilidade hidrológica, com breves períodos de chuvas concentradas e grandes variações temporais de recorrência, consequentemente, com ocorrência de pico de escoamento superficial. Objetivou-se caracterizar morfologicamente e hidrologicamente a bacia hidrográfica do riacho Exu, através de técnicas de Sensoriamento Remoto. A caracterização hidro-morfológica da bacia hidrográfica do riacho Exu, foi obtida através da geração de mapas de imagem SRTM (Missão de Topografia Radar Schuthle), com resolução espacial recalculada para 30 metros, e configuração de banco de dados, utilizando o software ArcGIS 9.1. Dentre os resultados obtidos, a bacia hidrográfica do riacho Exu, apresenta uma área de drenagem de 579,40 km2 e um perímetro de 138,89 km, com um fator forma baixo de 0,387 e um coeficiente de compacidade de 1,62. Os resultados permitem o enquadramento da rede de drenagem, como média, muito dissecada e muito ramificada, com canais de quinta ordem, com uma rede de canais em várias formas que vão desde o reto até o tortuoso. As características hidro-morfológicas refletem as condições inerentes as regiões semiáridas.Downloads
Referências
Alves, J.M.P.; Castro, P.T.A. Influência de feições geológicas na morfologia da bacia do rio Tanque (MG) baseada no estudo de parâmetros morfométricos e análise de padrões de lineamentos. Revista Brasileira de Geociências, 2003, 33, 117-127.
Barrella W. As relações entre as matas ciliares os rios e os peixes. In: Rodrigues, R.R.; Leitão Filho; H.F. (Ed.) Matas ciliares: Conservação e recuperação, 2001.
Barros, E.O.; Maciel, G.F.; Maia, F.G.; Schmidt, G. Caracterização fisiográfica da bacia hidrográfica do Córrego Tiúba, município de Palmas – TO. Revista Brasileira de Geografia, 2003, 3, 23-32.
Cantalice, J.R.B.; Cunha Filho, M.; Stosic, B.D.; Piscoya, V.C.; Guerra, S.M.S.; Singh, V.P. Relationship between bedload and suspended sediment in a sand bedded Exu River, semi-arid of Brazil. Hydrological Science Journal, 2013.
Cardoso, C.A.; Dias, H.C.T.; Boechat, C.P. Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Debossan, Nova Friburgo/RJ. Revista Árvore, 2006, 30, 241-248.
Feitosa, A.; Santos, B.; Araújo, M.S.B. Caracterização morfométrica e identificação de áreas susceptíveis a erosão na bacia do rio Pajeú, PE: o Estudo de caso da bacia do rio Pajeú, PE. Revista Brasileira de Geografia Física, 2011, 4, 820-836.
Ferreira, C.W.S.; Lima, C.S.; Cavalcanti, L.C.S.; Santos, A.H.O. Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do açude Cachoeira II, no município de Serra Talhada – PE, Brasil. Anais... VI Seminário Latino Americano de Geografia Física. II Seminário Ibero Americano de Geografia Física. Coimbra, Portugal, 2010.
Merten, G.H.; Minella, J.P.G.; Reichert, J.M.; Moro, M. Implicações do uso e manejo do solo e das variações climáticas sobre os recursos hídricos. Tópicos em ciência do solo, 2011, 7, 307-366.
Teodoro, V. L. I.; Texeira, D.; Costa, D. J. L.; Fuller, B. B. O conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental local. Revista Uniara, 2007, 20, 28-35.
Tonello, K. C.; Dias, H. C. T.; Souza, A. L.; Ribeiro, C. A. A. S.; Leite, F. P. Morfometria da bacia hidrográfica da cachoeira das pombas, Guanhães - MG. Revista Árvore, 2006, 30, 859-857.
Tucci, C.E.M.; Silveira, A.L.I. Hidrologia: Ciência e Aplicação. 4.ed. 1ª reimpressão. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ABRH, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.