Diagnose foliar e produção de laranja lima (Citrus sinensis) em função de adubações orgânica e mineral
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v12i1.1141Resumo
A citricultura, no Nordeste do Brasil, é explorada predominantemente por produtores com áreas menores do que 10 hectares. De um modo geral, os pomares cultivados em Alagoas apresentam redução significativa a cada colheita devido ao baixo nível de fertilidade do solo e à deficiência nutricional das plantas. No presente estudo avaliou-se a diagnose foliar e a produção de laranja lima submetida a adubações orgânica e mineral. O experimento foi conduzido no município de União dos Palmares, Alagoas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 7 tratamentos: 6 materiais fertilizantes (1-composto Uruba, 2-composto Pindorama, 3-composto Coruripe, 4-composto Triunfo, 5-Esterco, 6-Adubo mineral) e um tratamento adicional correspondendo à testemunha (sem adubação) com 4 repetições. A diagnose foliar foi realizada coletando-se 8 folhas em cada planta, tendo sido a coleta das folhas realizadas 3 meses após a aplicação dos tratamentos. Não houve diferença significava para os teores foliares de N e K, sendo os valores médios desses nutrientes 3,06 e 1,09 dag kg-1, respectivamente. Constatou-se diferença significativa para os teores foliares de P, apresentando um valor médio de 0,14 dag kg-1. Não houve diferença significativa para as variáveis quantidade e peso de frutos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.C; BAUMGARTNER, J.G. Efeito da adubação nitrogenada e potássica na produção e qualidade de frutos de laranja “Valência”. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 24, n.1, p.282-2844, 2002.
ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA. Brazil Fruit YEARBOOK 2002. Santa Cruz do Sul: gazeta: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, 2002. 176 p.
CANTARUTTI, R. B; BARROS, N. F; MARTINEZ, H. E. P; NOVAIS, R. F. Avaliação da fertilidade do solo e recomendações de fertilizantes. Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2007. 827 p.
COELHO, Y. S; Plano de desenvolvimento e modernização da cadeia produtiva citrus no vale do Mundaú-Alagoas, 2003.
DASBERG, S. Nitrogen Fertilization in Citrus. Orchar Ds. Plantand Soil, Dordrecht. V. 100, n. 1/3, p. 1-19, 1987.
DUENHAS, L. H; VILAS BÔAS, R.L; SOUZA, C.M.P; RAGOZO, C.R.A; BÜLL, L.T. Fertirrigação com diferentes doses de NPK e seus efeitos sobre a produção e qualidade de frutos de laranja (Citrus sinensis O.) “Valência”. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 24, n.1, 2002.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Instruções Técnicas da EMBRAPA Semi–Árido n. 53. Preparo de composto orgânico na pequena propriedade. Petrolina – PE, dezembro de 2001.
IBGE, (Rio de Janeiro, RJ), Estimativa de produção agrícola, 2002. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br> Acesso em 20 de setembro de 2006.
MALAVOLTA, E.; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas. Piracicaba: Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1989. 201p.
MALAVOLTA, E; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. Piracicaba: Associação Brasileira para a Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1997. 319p.
QUAGGIO, J.A.; RAIJ, B. Van; PIZA JÚNIOR, C.L. Frutíferas. In: RAIJ, B. Van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.). Boletim Técnico 100 - Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: IAC, 1997. p.119-52.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.