PREFERÊNCIA HOSPEDEIRA DE Sitophilus zeamais (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM VARIEDADES DE MILHO
Palavras-chave:
gorgulho, grãos armazenados, insetos pragasResumo
A cultura do milho é considerada uma das culturas agrícolas de maior importância mundial e possui grande importância na agricultura brasileira, sendo caracterizada por suas diversas formas de utilização, apresentando-se como fonte de matéria-prima para fabricação de produtos típicos da culinária brasileira. O milho é essencial para segurança alimentar, pois é considerado um alimento de alto valor energético, representando o segundo cereal de maior importância em termos de produção mundial, superado apenas pelo trigo. Vários prejuízos econômicos têm sido observados em decorrência ao armazenamento das sementes, dentre eles, o surgimento de insetos pragas. Diversas pragas podem trazer sérios prejuízos econômicos e comprometer a qualidade dos grãos na cultura do milho, dentre elas merece destaque o gorgulho do milho Sitophilus zeamais Mots, 1855 (Coleoptera: curculionidae), que pode comprometer até 30% dos grãos de milho armazenados. O inseto causa problemas na qualidade e quantidade germinativa das sementes. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a preferência hospedeira de S. zeamais nas variedades pareadas de milho identificado como milho Recife X milho Alagoas. Para tanto, arenas de teste com chance de escolha foram utilizadas, constituídas de 03 potes plásticos interligados linearmente por tubos conectores. No pote central, 10 adultos de S. zeamais foram liberados e após 24 horas a escolha foi verificada. Como resultado, não foi observada preferência hospedeira entre as variedades de milho recife X milho Alagoas (ꭓ2=0,01; P=0,90), indicando que S. zeamais possui capacidade semelhante de infestação em ambas as variedades do pareamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ester Letícia da Silva Amaral et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.