PREFERÊNCIA HOSPEDEIRA DE Callosobruchus maculatus (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) EM VARIEDADES DE FEIJÃO MACASSA
Palavras-chave:
Armazenamento de semente, caruncho, inseto PragaResumo
A cultura do feijão tem extrema importância social e econômica no Brasil, sendo o quinto graniféro mais produzido, ficando atrás apenas da soja, do milho, do arroz e do trigo. Constitui- se como a principal cultura das regiões Norte e Nordeste do país. Considerado como um dos componentes básicos da dieta alimentar, gerando também emprego e renda, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Diversos prejuízo econômicos são observados em resultante ao armazenamento das sementes, como aparecimento de insetos pragas, na cultura do feijão, destaca-se como a principal praga o caruncho Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae), devido ao seu potencial depreciativo no peso e qualidade dos grãos, bem como do poder germinativo das sementes. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a preferência hospedeira de C. maculatus nas variedades de feijão Macassa Sempre Verde e Macassa Branco. Para tanto, arenas de teste com chance de escolha foram utilizadas, constituídas de 03 potes plásticos interligados linearmente por tubos conectores. No pote central, 10 adultos de C. maculatus foram liberados e após 24h a escolha foi verificada. Como resultado, não foi observada preferência hospedeira entre as variedades Sempre Verde e Macassa Branco oferecidas (χ2=0,52; P=0,46), indicando que C. maculatus possui capacidade semelhante de infestação em ambas as variedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Katiussia Carneiro de Peixoto Figueiroa et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.