LEVANTAMENTO DE COLEOPTERA EM POVOAMENTO FLORESTAL DE Eucalyptus urograndis ATRAVÉS DE ARMADILHAS DO TIPO PITFALL
Palavras-chave:
Entomologia florestal, Eucalipto, Armadilha de solo, BesourosResumo
O setor florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil, sendo o cultivo de eucalipto o emblema do negócio florestal brasileiro na atualidade. A implantação de povoamentos florestais de Eucalyptus spp. no estado de Alagoas ainda é recente, entretanto, devido a abundância hospedeira e a utilização de povoamentos florestais clonais, que contribuem para a baixa diversidade genética, a ocorrência de insetos-praga nativos e exóticos torna-se frequente. Assim, objetivou-se com o presente trabalho realizar o levantamento da entomofauna de Coleoptera associada ao híbrido Eucalyptus urograndis no estado de Alagoas. Para o levantamento, foram realizadas coletas com armadilha de solo tipo pitfall em povoamento florestal experimental clonal de E. urograndis. Vinte e cinco armadilhas foram instaladas mensalmente, de dezembro de 2017 a dezembro de 2018. As avaliações eram realizadas sete dias após a instalação da armadilha em campo. Foram coletados 420 indivíduos, distribuídos em 10 famílias, sendo as famílias Carabidae, Scarabaeidae e Chrysomelidae as que mais se destacaram, apresentando o maior número de indivíduos coletados ao longo do período, com 94, 85 e 62 indivíduos, respectivamente. De acordo com a função no ecossistema, foi constatada maior ocorrência de predadores (37%), seguida por fitófagos (35%) e decompositores (28%). Devido à escassez de informações sobre a entomofauna alagoana, o presente estudo apresenta extrema importância, pois o levantamento populacional é uma ferramenta que nos auxilia a elaboração do MIP (Manejo Integrado de Pragas).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elmadã Pereira Gonzaga, Thales Ferreira dos Santos, Mariana Oliveira Breda, Maria Eugênia Vieira Xavier, Camila Alexandre Cavalcante de Almeida, Jakeline Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.