INSETOLÂNDIA
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS MONITORES
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Etnoentomologia, Extensão UniversitáriaResumo
A entomologia é caracterizada por estudar os insetos e seus aspectos relacionados. Além da interação com meio ambiente, plantas e com o homem. De forma geral, os insetos são vistos pela sociedade como agentes nocivos e perigosos para a saúde humana. Porém, a imensa diversidade desses organismos tem funções ecológicas importantes e promove fatores positivos para a vida humana e meio ambiente. A educação ambiental infantil é uma ferramenta de extensão de grande valor para a formação de novas percepções e repasse dos conhecimentos entre a Universidade pública e a sociedade civil. O projeto “Insetolândia: o mundo dos insetos” teve como proposta estimular a interação e conscientização de alunos a partir do ensino infantil de escolas da rede pública e privadas sobre o papel dos insetos na natureza. Neste sentido, o projeto proporcionou exposições itinerantes da coleção entomológica do CECA-UFAL e oficinas pedagógicas com atividades lúdicas, identificando os insetos mais comuns, seus hábitos e habitats, morfologia externa, reprodução e desenvolvimento. As exposições ocorreram durante o ano de 2022, foram contempladas mais de dez escolas de Maceió e Rio Largo. A equipe de execução do projeto é composta por docentes, técnicos e alunos dos cursos de graduação de Agroecologia, Engenharia Florestal e Agronomia, além de estudantes da pós-graduação em Proteção de Plantas do CECA/UFAL, afirmando o caráter interdisciplinar das atividades desenvolvidas, bem como seu caráter extensionista, reafirmando o compromisso da universidade com o contexto social. Assim, os participantes monitores do Insetolândia foram submetidos a um questionário com o objetivo de avaliar a percepção desse grupo sobre a importância do projeto para a formação acadêmica em curso. O levantamento dos dados foi realizado através de perguntas subjetivas e quantitativas, em uma plataforma online. Foram consultados 12 monitores que em seus relatos afirmaram de forma unânime a importância do projeto não apenas no quesito profissional, mas apontam também o quanto é possível evoluir pessoalmente a partir deste contato direto com as crianças. Fica evidente que a educação ambiental desde a infância é a principal ferramenta para efetivação de ações que promovam de fato a conservação do ambiente e de seus componentes, tais como os insetos, desmitificando assim a visão errônea que a sociedade é imposta e impõe acerca de alguns seres vivos, serem “ruins” ou “sem importância” para o contexto ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lissandra Silva Moreira et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.