QUALIDADE SANITÁRIA E POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE Pterogyne nitens Tul. SUBMETIDAS A SUBSTRATOS
Palavras-chave:
amendoim-bravo, fitotecnia, patologia de sementesResumo
Pterogyne nitens Tul., popularmente conhecida como amendoim-bravo, pertence à família Fabaceae, ocorre principalmente em florestas sazonalmente secas, semideciduais e deciduais. A espécie está localizada nativamente nos biomas da Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Mesmo reconhecendo que problemas de sanidade, nas sementes, têm dificultado a formação de mudas e, assim, inviabilizado muitos projetos para a ampliação da área ocupada com espécies florestais brasileiras, nota-se poucos estudos relacionados a doenças em sementes florestais, no Brasil e no exterior. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de substratos sobre o potencial fisiológico de sementes de P. nitens, bem como a sua qualidade sanitária. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Fitotecnia pertencente ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com quatro repetições de 25 sementes. As sementes foram distribuídas em cinco substratos: papel toalha em forma de rolo, entre papel mata borrão, sobre papel mata borrão, entre areia e entre substrato comercial. Por apresentarem tegumento impermeável, as sementes foram escarificadas manualmente com lixa para madeira nº80 e desinfetadas com álcool 70% durante cinco minutos. O substrato rolo de papel foi responsável pelos maiores valores em todas as variáveis analisadas (primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação e germinação final). A identificação dos fungos foi realizada de acordo com as características morfológicas e culturais. Foram identificados fungos dos gêneros Aspergillus sp. e Penicillium sp., sendo classificados como potencialmente deteriorantes das sementes, reduzindo seu poder germinativo e viabilidade, fato comprovado com a presente pesquisa. Conclui-se que pode ser recomendado para avaliação do potencial fisiológico dessa espécie o substrato rolo de papel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erika Elias da Silva et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.