HORTA ESCOLAR

A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA E A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE POLICULTIVOS

Autores

  • José Pedro da Silva Instituto Federal de Alagoas, Muricí
  • Arestides Alves Lins Instituto Federal de Alagoas, Murici
  • Pedro Henrique Pessoa Calheiros Instituto Federal de Alagoas, Murici
  • Luiz Otávio Ramos Pires da Silva Instituto Federal de Alagoas, Murici
  • Leandro Rocha Acioli Instituto Federal de Alagoas, Murici
  • Kaylane Luize Romeiro da Silva Instituto Federal de Alagoas, Murici

Palavras-chave:

Horta escolar, Meio Ambiente, Transição Agroecológica

Resumo

A maioria das hortas escolares tem como manejo a agricultura convencional, aumentando o risco de contaminação, ao meio ambiente, e à saúde, mas o conhecimento agroecológico traz uma mudança gradativa de um ambiente degradado, improdutivo e de produção convencional para um ambiente ecológico. O trabalho teve como objetivo orientar, recuperar e instalar uma horta escolar para realizar uma ação de transição agroecológica e de sustentabilidade através de policultivos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Tenório Raposo (PTR) na cidade de Murici – AL. O projeto foi realizado no período de 1° de abril a 30 de novembro de 2019 e desenvolveu ações integradoras entre as atividades teóricas e práticas, como: formação dos membros, aquisição e produção de mudas, preparo de substrato orgânico, implantação, recuperação da horta da escola e transplantio de mudas de hortaliças e plantas medicinais para canteiros e pneus, irrigação, manejo de pragas e outros tratos culturais, dialogando sobre a importância das hortaliças, plantas medicinais e produção orgânica na alimentação escolar em conjunto com os alunos, os bolsistas e colaboradores do projeto. Logo, a horta inserida no ambiente escolar objetiva o conhecimento de um modo informal e uma aprendizagem envolvendo trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos e integrando um processo mais estimulante de aprendizagem. Foram colhidas: 800 tomates Carolina tipo Cereja, 300 tomates Santa Cruz, 500 alfaces roxo, 500 alfaces lisos, 550 folhas de couve manteiga, 220 pés de cebolinha, 120 molhos de coentro, dentre outras culturas. Assim, a implantação e a inserção de hortas escolares através de policultivos é uma ferramenta para promover uma transição agroecológica e práticas sustentáveis, integrando o meio ambiente, a educação ambiental e melhorando a qualidade de vida da comunidade escolar e do seu entorno, além de possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas em educação ambiental, agroecologia e soberania alimentar.

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Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Simposio em Proteção de Plantas