DESCRIÇÃO CULTURAL E AGROAMBIENTAL DOS ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL EM MURICI, ALAGOAS
Palavras-chave:
Agroambientais, Escola, MedicinaisResumo
Pesquisas de descrição culturais e agroambientais são importantes para a compreensão dos conhecimentos da sociedade dando uma visão da história daquela comunidade em especial, no espaço escolar atribuído a uma prática que relaciona situações, circunstâncias e aspectos que afetem a ordem social. O trabalho objetivou avaliar a descrição cultural e agroambiental dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Pedro Tenório Raposo (PTR) em Murici, Alagoas. A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2019. Aplicou-se um questionário cultural e agroambiental aplicado aos alunos, às informações coletadas foram analisadas de forma comparativa levando em conta fatores, como: Interesse por Questões Agroambientais (IQA), Abordagem sobre Questões Agroambientais em Sala (AQAS), Conhecimentos Sobre Agrotóxicos (CSA), Conhecimento sobre Plantas Medicinais (CPM), Usou Plantas Medicinais (UPM). Como resultado, tivemos que: Sobre o (IQA) 70% deles acham interessante, 10% gostam, 6% são indiferentes a essas questões, 4% acham chato e 10% não gostam dessas questões; com relação a (AQAS) 85% dos alunos possuem opinião positiva enquanto 15% deles não possuem uma opinião positiva sobre; relacionado ao (CSA) 67% dos alunos sabiam o que é um agrotóxico à medida que 33% não possuíam conhecimento sobre; quanto ao (CPM) 75% deles tinham conhecimento sobre enquanto 25% não sabiam sobre, e acerca do (UPM) 48% já usaram algum tipo de planta medicinal enquanto 52% ainda não usou nenhuma. Portanto, conclui-se que a maior parcela dos alunos possui conhecimentos agroambientais previamente à pesquisa, contribuindo com conhecimentos sobre plantas medicinais, bons costumes alimentares e sobre a sua cultura local, sendo importante a inserção de conhecimentos sobre os tópicos abordados além da esfera escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Pedro da Silva et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.