DESCRIÇÃO CULTURAL E AGROAMBIENTAL DOS ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL EM MURICI, ALAGOAS
Palavras-chave:
Agroambientais, Escola, MedicinaisResumo
Pesquisas de descrição culturais e agroambientais são importantes para a compreensão dos conhecimentos da sociedade dando uma visão da história daquela comunidade em especial, no espaço escolar atribuído a uma prática que relaciona situações, circunstâncias e aspectos que afetem a ordem social. O trabalho objetivou avaliar a descrição cultural e agroambiental dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Pedro Tenório Raposo (PTR) em Murici, Alagoas. A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2019. Aplicou-se um questionário cultural e agroambiental aplicado aos alunos, às informações coletadas foram analisadas de forma comparativa levando em conta fatores, como: Interesse por Questões Agroambientais (IQA), Abordagem sobre Questões Agroambientais em Sala (AQAS), Conhecimentos Sobre Agrotóxicos (CSA), Conhecimento sobre Plantas Medicinais (CPM), Usou Plantas Medicinais (UPM). Como resultado, tivemos que: Sobre o (IQA) 70% deles acham interessante, 10% gostam, 6% são indiferentes a essas questões, 4% acham chato e 10% não gostam dessas questões; com relação a (AQAS) 85% dos alunos possuem opinião positiva enquanto 15% deles não possuem uma opinião positiva sobre; relacionado ao (CSA) 67% dos alunos sabiam o que é um agrotóxico à medida que 33% não possuíam conhecimento sobre; quanto ao (CPM) 75% deles tinham conhecimento sobre enquanto 25% não sabiam sobre, e acerca do (UPM) 48% já usaram algum tipo de planta medicinal enquanto 52% ainda não usou nenhuma. Portanto, conclui-se que a maior parcela dos alunos possui conhecimentos agroambientais previamente à pesquisa, contribuindo com conhecimentos sobre plantas medicinais, bons costumes alimentares e sobre a sua cultura local, sendo importante a inserção de conhecimentos sobre os tópicos abordados além da esfera escolar.
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