CAPACIDADE MÁXIMA DE ADSORÇÃO DE FÓSFORO: CORRELAÇÃO COM ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18382Palavras-chave:
Fósforo, Capacidade Máxima de Adsorção de Fosfatos, Atributos QuímicosResumo
O fósforo (P) é um macronutriente primário fundamental para o desenvolvimento das plantas, influenciando em vários processos. Contudo, a adsorção do P no solo, é um fator crucial para a disponibilidade desses nutrientes para as plantas, podendo ser influenciado por atributos químicos e físicos do solo. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP) dos solos de Alagoas e sua relação com os atributos químicos do solo (pH, P, P-rem, K, Na, H+Al, Ca, Mg, Al, M.O) e CMAP ajustadas a isotermas de Langmuir. Os resultados indicam variação na capacidade de fixação de P, com atributos como matéria orgânica, CTC e acidez potencial mostrando correlação significativa com a CMAP, influenciando a disponibilidade de P nos solos.
Downloads
Referências
Alvarez V., V.H. Effecto de los factores cantidad, insentidad y capacidade amortiguadora de fosfato em la evaluacíon del fósforo disponible de suelos derivados de cenizas vulcânicas de la Meseta Tarasca, Edo. Michoacáu. Chapingo, México; Colégio de Postgraduados. Tese de Doutorado, 1982. 300p.
Alvarez V. V. H.; Fonseca, D.M. Definição de doses de fósforo para a determinação da capacidade máxima de adsorção de fosfato e para ensaios de casa de vegetação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 1990, 14, 49-55.
Braga, J.M.; Defelipo, B.V. Determinação espectrofotométrica de fósforo em extratos de solo e material vegetal. Revista Ceres, 1974, 21, 73-85.
Corrêa, R.M.; Nascimento, C.W.A.; Rocha, A.T. Adsorção de fósforo em dez solos do Estado de Pernambuco e suas relações com parâmetros físicos e químicos. Acta Scientiarum Agronomy, 2011, 33, 153-159.
Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Manual de Métodos de Análise de Solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Embrapa/CNPS, 1997. 212p.
Farias, D. R.; Oliveira, F. H. T.; Santos, D.; Arruda, J. A.; Hoffmann, R. B.; Novais, R. F. Fósforo em solos representativos do Estado da Paraíba. I – Isotermas de adsorção e medidas do fator capacidade de fósforo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2009, 33, 623-632.
Lima, L.C. Avaliação da adsorção e dessorção de fósforo por solos agricultáveis com citros. 2018. Graduação (Química Licenciatura) – Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2018
Mehra, O.P.; Jackson, M.L. Iron oxide removal from soil and clays by dithionite-citrate system buffered with sodium bicarbonate. Clays Clay Miner., 1960, 5, 317-327.
Moreira, F.L.M.; Mota, F.O.B.; Clemente, C.A.; Azevedo, B.M.; Bomfim, G.V. Adsorção de fósliforo em solos do Estado do Ceará. Revista Ciência Agronômica, 2006, 37, 7-12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Cícero Rodrigues da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.