ISOTERMAS DE ADSORÇÃO DE LANGMUIR PARA FÓSFORO EM SOLOS DE ALAGOAS

Autores

  • Josivalter Araújo de Farias Universidade Federal de Alagoas
  • Pedro Henrique de Melo Cavalcanti CECA/UFAL
  • José Cícero Rodrigues da Silva CECA/UFAL
  • Ascânio da Cunha Moreno CECA/UFAL
  • Livia Vitória Euclides dos Santos CECA/UFAL
  • Adriano Barboza Moura CECA/UFAL
  • Gilson Moura Filho CECA/UFAL
  • Leila Cruz da Silva Calheiros CECA/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.22.18383

Palavras-chave:

Equações; P-Rem; Adubação.

Resumo

A baixa disponibilidade de fósforo no solo, mostra quanto é importante o estudo do comportamento desse elemento e o melhor aproveitamento dos adubos fosfatados. Em Alagoas a recomendação desse tipo de adubação tem sido feita sem levar em consideração as características de adsorção dos diferentes tipos de solos. O objetivo desse trabalho é conhecer os valores da Capacidade Máxima de Adsorção de Fósforo (CMAP) pelos modelos da isotermas de Langmuir. Nesse sentido foram coletadas 11 amostras de solos representativas do Estado de Alagoas, das regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata alagoana, na camada de 0-20 cm, para determinação dos atributos físicos (areia, silte e argila), e atributos químicos especificamente os valores de Capacidade Máxima de Adsorção de P, definida pela isoterma de Langmuir. O melhor resultado encontrado e descrito pelos modelos estudados foi com o modelo 2 da isoterma Langmuir, como observamos na literatura várias referências do modelo de Langmuir obtendo resultados satisfatórios sobre outras isotermas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvares V., V.H.; Novais, R.F.; Dias, L.E.; Oliveira, J.A. Determinação e uso do fósforo remanescente. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira da Ciência do Solo, 2000, 25, 27-32.

Carneiro, L.F.; Resende, A.V.; Neto, A.E.F.; Santos, J.Z.L.; Curi, N.; Reis, T.H.P.; Valle, L.A.R. Frações de fósforo no solo em resposta à adubação fosfatada em um latossolo com diferentes históricos de uso. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2011, 35, 483-491.

Corrêa, R.M.; Nascimento, C.W.A.; Rocha, A.T. Adsorção de fósforo em dez solos do Estado de Pernambuco e suas relações com parâmetros físicos e químicos. Acta Scientiarum Agronomy, 2011, 33, 153-159.

Machado, V.J.; Souza, C.H.E.; Andrade, B.B.; Lana, R.M.Q.; KorndorfeR, G.H. Curvas de disponibilidade de fósforo em solos com diferentes texturas após aplicação de doses crescentes de fosfato monoamônico. Journal Bioscience, 2011, 27, 1, 70-76.

Oliveira, C.M.B.; Gatiboni, L.C.; Miquelluti, D.J.; Smyth, T.J.; Almeida, J.A. Capacidade máxima de adsorção de fósforo e constante de energia de ligação em latossolo bruno em razão de diferentes ajustes do modelo de Langmuir. Revista Brasileira Ciência do Solo, 2014, 38, 1805-1815.

Ranno, S.K.; Silva, L.S.; Gatiboni, L.C.; Rhoden, A.C. Capacidade de adsorção de fósforo em solos de várzea do estado do rio grande do sul. Universidade federal de Santa Maria/UFSM. Revista Brasileira Ciência do Solo, 2007, 31, 21-28.

Valladares, G.S. et al. Adsorção de fósforo em solos de argila de atividade baixa. Bragantia, 2003, 62, 111-118.

Downloads

Publicado

2024-11-23

Edição

Seção

VIII Semana da Agronomia - 1º Concurso científico