PROPAGAÇÃO DE SEBASTIANIA SCHOTTIANA MÜLL. ARG PELO MÉTODO DE ESTAQUIA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i2.3180Resumo
A espécie Sebastiania schottiana Müll. Arg, popularmente conhecida como Sarandi, possui dificuldade para a realização de sua reprodução sexuada, desta forma, a estaquia é um método alternativo utilizado na produção de mudas desta espécie. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da propagação vegetativa por estaquia da espécie S. schottiana. Testou-se a sobrevivência e enraizamento de estacas, a partir de ramos adultos, que foram confeccionadas com cerca de 7 cm de comprimento, utilizando uma concentração de ácido indolbutírico (AIB) de 2000 mg/L. O estaqueamento foi feito em tubetes de polietileno (13,2 cm de altura e 5,2 cm de diâmetro) preenchidos com diferentes substratos em que se subdividiu os tratamentos, sendo eles T1: solo, T2: solo e AIB, T3: areia e AIB e o T4: vermiculita e AIB. Os parâmetros utilizados para avaliação após 45 dias de permanência em casa de vegetação foram: porcentagem de sobrevivência, porcentagem de estacas com brotações e a porcentagem de estacas enraizadas. Os dados foram submetidos ao teste de homogeneidade de variâncias, sendo as médias comparadas pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis ao nível de 5% de probabilidade. Foi observado que o tratamento T3 (com substrato areia mais AIB) e T2 (com solo mais AIB), obtiveram maior destaque em comparação aos demais favorecendo a propagação vegetativa de S. schottiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.