CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE MELHORIAS AO ENSINO, À SAÚDE E AO AMBIENTE

Autores

  • Rayane Reis Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3604

Resumo

Este artigo exibe a importância da educação ambiental através de práticas no projeto horticultura agroecológica. As atividades cooperam para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental quanto à percepção que eles possuem da natureza. O objetivo foi avaliar a sua ação como instrumento motivador do processo ensino-aprendizagem, de sensibilização socioambiental e de conscientização às mudanças de hábitos alimentares de alunos do Ensino Fundamental. Foi implantado, no ano letivo de 2016, uma horta escolar de base agroecológica na Escola Municipal Vanor da Costa Parreão (EMVCP), na zona urbana do município de Araguatins, TO. As atividades funcionais na horta escolar contribuíram à melhoria no processo ensino-aprendizagem em virtude de maior interdisciplinaridade, elevou a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais e permitiu a compreensão do que seja sustentabilidade. Os alunos perceberam a importância do uso das hortaliças como alimento saudável e modificaram o hábito alimentar após conduzirem as atividades na horta escolar e usufruem das hortaliças na própria merenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Reis Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Técnico em Agronegócio formada no SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. * Graduanda em Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins. *Bolsista do Programa de Bolsa de Extensão- PBEX do Instituto Federal do Tocantins. * Estagiária no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins)

Referências

BIANCO, S.; ROSA, A. C. M. da; Instituto Souza Cruz. Hortas escolares: o ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino fundamental: livro do professor.2. ed. Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2002. 77 p.

FERNANDES, M. C. A. Horta escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2009, 43 p.

FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 – 95, 2008.

M. J. D. dos santos, T. A. O. de azevedo, J. L. DE O. Freire. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-21