REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO TOCANTINS, EMBASAMENTO HISTÓRICO E ATUAL NA MICRORREGIÃO.

Autores

  • Leticia Nunes das Neves Instituto federal de educação ciências e tecnologia campus Araguatins

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3714

Resumo

Em 1985-89 a reforma agrária ganhou força na região do bico do papagaio, causando grandes conflitos entre os proprietários de terra e os componentes do movimento MST, esse período ficou conhecido em virtude da quantidade de pessoas que foram mortas e feridas, para que fosse conseguido êxito naquilo que estava sendo reivindicado. Atualmente os movimentos da reforma agrária no estado do Tocantins são menos violentos, se tornaram mais organizados e articulados, permitindo assim que os objetivos idealizados por este grupo sejam alcançados sem que ocorra tanta violência. O artigo trata-se dos resultados de uma pesquisa realizada com base em revisão bibliográfica, e uma visita a campo, em um acampamento de integrantes do movimento MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que estava localizado as margens da rodovia que dá acesso à cidade de macaúba do Tocantins. O principal objetivo é constatar e apresentar à similaridade e as diferenças entre o movimento que estão ocorrendo atualmente com o que ocorreu nos anos 80 e o que está ocorrendo atualmente. As similaridades encontradas foram a ajuda mutua, o envolvimento dos lideres com a religião, as regras do acampamento em relação a proibição de violência e uso de drogas, a principal diferença encontrada foi o so dos meios tecnológicos para escolher a área onde o acampamento deveria ser montado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Nunes das Neves, Instituto federal de educação ciências e tecnologia campus Araguatins

sou  academica do curso de licenciatura em ciencias biologicas

Referências

, SILVA, M. P.Padre Josimo Moraes Tavares e a atuação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos conflitos agrários da Araguaia-Tocantins (1970 - 1986). 175 f. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011

SOARES, Z., A. B.Agricultura familiar, movimentos sociais e desenvolvimento rural na região do Bico do PapagaioTocantins: um estudo sobre as relações entre sociedade civil e desenvolvimento. 250 f. (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Agricultura), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2009.

,NILTON et.al. conflito e luta pela posse de terra na região do bico do papagaio: TO. Congresso da sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural.

Disponívelem:<http://www.academia.edu/7870332/ CONFLITOS_E_LUTA_PELA_POSSE_DA_TER RA_NA_REGI%C3%83O_DO_BICO_DO_PAPA

GAIO_TOCANTINS> acesso em 12 de fevereiro de 2017

MARIA DO SOCORRO SANTOS SOARES. Ecos e silenciamentos na luta do padre Josimo aos movimentos sociais na região do bico do papagaio-to na década de 1980.universidae federal da paraíba centro de educação. programa de pós-graduação mestrado em educação. João pessoa 2013

Downloads

Publicado

2017-12-21