HORTA ESCOLAR: A EXTENSÃO DIALOGANDO COM A UNIVERSIDADE, VALORIZANDO A ESCOLA E DESENVOLVENDO A COMUNIDADE

Autores

  • Clayton dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3724

Resumo

RESUMO - O presente trabalho objetivou sensibilizar os alunos para práticas voltadas ao meio ambiente, alimentação saudável e formação social, na Escola de Ensino Fundamental Dr. Gastão Oiticica, Rio Largo, Alagoas. A metodologia para execução consistiu na escolha do local, capacitação, preparo de canteiros, semeadura e manutenção da horta. Após o manejo da horta os alunos desenvolveram atividades educativas que vieram confirmar o processo de aprendizagem. A horta permitiu o desenvolvimento de valores sociais e ambientais além de favorecer no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Justifica-se a necessidade da elaboração e desenvolvimento desta atividade, com a implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de aprendizagens múltiplas e significativas buscando através de metodologias diferenciadas despertarem nos educandos o interesse pelo conhecimento, bem como uma melhor interação do aluno com a disciplina em sala de aula e a comunidade, potencializando as aprendizagens significativas. Com os dados obtidos pode-se concluir que a horta é de grande importância para a escola tanto na economia como ter alimentos saudáveis nas refeições das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Microbiologia

Referências

http://guiaalagoas.escolasecreches.com.br/comunicacao-e-uso-de-midias/ESCOLA-EF-DOUTOR-GASTAO-OITICICA-rio-largo-rio-largo-alagoas-i27040500.htm, acessado no dia 15 de março de 2017.

http://www.rebrae.com.br/experiencias/A_horta_escolar.pdf. Acessado no dia 15 de março de 2017.

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-uma-horta-na-escola.htm. Acessado no dia 15 de março de 2017.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. MMA/MEC, 1999. BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/aprendaMais/documentos/curso_PNAE.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2017.

CECANE PARANÁ. A agricultura familiar e o programa nacional de alimentação escolar – PNAE. Curitiba, 2010.

SELEÇOES, do Reader’s Digest. CURANDO AS DOENÇAS DO DIA-A-DIA: Métodos Naturais. 1ª Edição, dezembro 2002. P.190-250.

Para livros sem editor: E. Haslam, Shikimic Acid Metabolism and Metabolites, John Wiley & Sons, New York, 1993.

Para livro com editor: J. G. Buchanan; H. Z. Sable in Selective Organic Transformations, B. S. Thyagarajan, Ed.; Wiley-Interscience, New York, 1972; Vol. 2, 1-95.

Para patentes: F. R. Lyle, U.S. Patent 5 973 257, 1985; Chem. Abstr. 1985, 65, 2870.

Para anais de congressos: O. Barbosa in Anais do 10o Congresso Brasileiro de Agroecologia, Salvador, 1999, Vol. 1, 343-348.

Downloads

Publicado

2017-12-21