RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CASO DA PRODUÇÃO DE COCO ORGÂNICO DA FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA EM PARAIPABA, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3778Resumo
A Agroecologia apresenta princípios que permitem o estudo, a análise, o desenho e o manejo de agroecossistemas, com o intuito de promover agricultura mais sustentável. Objetivou-se, com o presente trabalho, socializar uma experiência adquirida por alunos do curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), onde buscou-se conhecer como era realizado o cultivo de coco orgânico e correlacionar as atividades desempenhadas com os conceitos e os princípios defendidos pela Agroecologia. As informações foram obtidas através de uma caminhada transversal realizada na área de cultivo da fazenda Nossa Senhora Aparecida, Paraipaba, Ceará. Esta permitiu o conhecimento de técnicas e manejos para produção agroecológica, bem como formas de combate às pragas através de métodos menos danosos ao meio ambiente. Percebeu-se a sinergia entre os fatores determinantes, recursos e processos que compõem a propriedade e a importância dessa interação para maximizar a produção agrícola. Apesar destes pontos positivos, a propriedade apresenta um expressivo ponto negativo, a prática da monocultura, fazendo-se necessário o aumento da biodiversidade.
Downloads
Referências
Alencar, E.; Gomes, M. A. O. Ecoturismo e planejamento social. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001. 103 p.
Altieri, M. A. El" Estado del Arte" de la agroecología y su contribución al desarrollo rural en América Latina. In: Agricultura y desarrollo sostenible. Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente, 1995, p. 151-204.
Aragão, W. M.; Tupinambá, E. A.; Ângelo, P. C. S.; Ribeiro, F. E. Seleção de cultivares de coqueiro para diferentes ecossistemas do Brasil. Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas para o Nordeste Brasileiro (online), 1999.
Caporal, F. R.; Costabeber, J. A. Análise multidimensional da sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 2002, v. 3, n. 3, p. 70-85.
Caporal, F. R.; Costabeber, J. A. Segurança alimentar e agricultura sustentável: uma perspectiva agroecológica. Ciência & Ambiente, 2003, v. 1, n. 27, p. 153-165.
Dos Santos, C. F.; Siqueira, E. S.; De Araújo, I. T.; Maia, Z. G. A agroecologia como perspectiva de sustentabilidade na agricultura familiar. Ambiente & Sociedade, 2014, v. 17, n. 2.
Miller J R, G. Tyler. Ciência Ambiental. Tradução de: All Tasks. Revisão técnica de: DELITTI, Welington Braz Carvalho. 11ª ed. São Paulo: Cengage Lerning, 2008.
Oliveira, M. V. A. M.; Villas-Bôas, R. L. Uniformidade de distribuição do potássio e do nitrogênio em sistema de irrigação por gotejamento. Engenharia Agrícola. 2008, v.28, p.95-103.
Teixeira, J. C. Modernização da agricultura no Brasil: impactos econômicos, sociais e ambientais. Revista Eletrônica AGB-TL, 2005, v. 1, n. 2, p. 21-42.
Xavier, T. M. T. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.