CARACTERIZAÇÃO POLÍTICA SOCIECONÔMICA DAS MULHERES DA FEIRA AGROECOLOGICA E SOLIDÁRIA DO CIRCUITO DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO BAIXO MUNIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v15i0.3787

Resumo

A presença das mulheres no campo é uma realidade no Brasil, as triplas jornadas de trabalho que elas realizam, não são reconhecidas. Isso porque, o sistema capitalista em que estamos inseridas, é patriarcal, onde os homens mantêm o poder primário e as lideranças políticas. O fato dessas mulheres residirem em áreas rurais, não as exclui ou diminuem as possibilidades de viverem dia a dia com a opressão. Neste contexto, a pesquisa teve como tema a caracterização política e socioeconômica das mulheres feirantes, da região do Baixo Munim – Maranhão. O objetivo geral foi caracterizar o nível de organicidade na política e o reconhecimento do trabalho das mulheres da feira agroecológica e solidária do circuito de feiras agroecológicas do Baixo Munim. Os resultados mostraram que a maioria das mulheres da região se organiza de alguma forma, 75 % delas se consideram economicamente autônomas. O estudo apontou que o circuito de feiras é importante para a vida das feirantes, pois além da renda extra, há a satisfação, o aprendizado e a construção de novos valores nessas mulheres, além do papel das feira agroecológicas, levando uma alimentação limpa de veneno para a mesa da(o) consumidora(or).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Lemos Medeiros, Universidade Estadual do Maranhão

Engenheira Agrônoma, Formada pela UEMA. Centro de Ciências Agrárias

Referências

RODRIGUES, Liege Aparecida Damiani. A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO COOPERATIVISMO EM JACINTO MACHADO/SC: O CASO COOPERJA (1969 –2005), 2005.

SILIPRANDI, Emma. Mulheres agricultoras no Brasil: sujeitos políticos na luta por soberania e segurança alimentar, 2010.

SILVA, Joice de Souza Freitas; GOMES, Amiralva Ferraz; SANTOS, Adilson Almeida dos; SANTANA, Weslei Gusmão Piau; CHAVES, Adler Moreira; PIAU, Danielle Dias Neves. Relações de Gênero no Mundo do Trabalho: um estudo com mulheres feirantes no interior da Bahia, 2014.

THOMAZ, A. J, O PAPEL DA MULHER NA LUTA PELA TERRA. UMA QUESTÃO DE GÊNERO E/OU CLASSE?, 2002.

Downloads

Publicado

2017-12-21