Análise do efeito do óleo essencial de Lippia sidoides sobre Atta sexdens (Hymenoptera: Formicidae)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6589Resumo
As formigas cortadeiras estão entre as principais pragas que ocorrem em plantações florestais e agrícolas no Brasil. Esses insetos cortam material vegetal de forma intensa. e posteriormente o transporta para servir de substrato ao cultivo do fungo simbionte. Devido a esse comportamento, várias formas têm sido usadas no seu controle, sendo os inseticidas organossintéticos (sob forma de iscas) os mais utilizados. Contudo, com o uso abusivo destes produtos, impactos negativos no meio ambiente têm ocorrido. Nesse sentido, a busca por métodos alternativos de controle utilizando principalmente produtos de origem vegetal -como os óleos essenciais- tem sido intensificada. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do óleo essencial de Lippia sidoides em colônias de formigas Atta sexdens mantidas em laboratório, utilizando o método de nebulização. O resultado evidenciou efeito fungicida do óleo essencial de L. sidoides, apontando-o como promissor para ser empregado no controle alternativo de formigas cortadeiras do gênero Atta sp.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.