Diagnóstico e etiologia de mastite subclínica em caprinos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6602Resumo
A caprinocultura é uma atividade com relevante importância socioeconômica para a região Nordeste brasileira, sendo praticada, principalmente, por pequenos produtores e em propriedades características de agricultura familiar. A quantidade e qualidade do leite é influenciada por parâmetros zootécnicos, especialmente por meio da sanidade dos animais. Assim, aspectos microbiológicos são importantes para com a prevenção e controle de enfermidades como a mastite subclínica. Diante disso, objetivou-se por meio desse trabalho o diagnóstico da etiologia de mastite subclínica em caprinos leiteiros no Estado de Alagoas. Foram colhidas de forma aleatória, 200 amostras de leite procedentes de 100 cabras em diferentes estágios de lactação oriundas de uma propriedade leiteira do município de Coité do Nóia no estado de Alagoas, Brasil. Os animais eram da raça Saanen, Toggenburg, Parda Alpina e mestiços, em diferentes graus de sangue criados de forma intensiva. Para o diagnóstico da mastite subclínica foi aplicado o California Mastitis Test (CMT). Para o exame microbiológico foram coletados individualmente dos antímeros mamários um volume de 10 ml em frascos com tampa rosqueável, esterilizados e previamente identificados com o número do animal. O isolamento bacteriano foi realizado através de plaqueamento em Ágar base acrescido de sangue ovino a 5%. Por meio das análises foi observado que Staphylococcusspp. foi o micro-organismo predominante como agente etiológico de mastite subclínica.
Downloads
Referências
ACOSTA, A. C.; DA SILVA, L. B. G.; MEDEIROS, E. S.; PINHEIRO-JUNIOR, J. W.; MOTA, R. A. Mastites em ruminantes no Brasil. Pesquisa Veterinária Brasileira, 2016, 36, 565-573.
ALMEIDA, J. F.; AQUINO, M. H. C.; MAGALHÃES, H.; NASCIMENTO, E. R.; PEREIRA, V. L. A.; FERREIRA, T.; MARRETO, M. L. Principais alterações no leite por agentes causadores de mastite no Rebanho caprino dos estados de minas gerais e rio de janeiro. Arquivos do Instituto Biológico, 2013, 80 13-18.
MONTE, D. F. M.; LOPES JUNIOR, W. D.; OLIVEIRA, C. J. B.; DE MOURA, F. P. Indicadores de qualidade microbiológica de leite caprino produzido na Paraíba. Agropecuária Científica do Semiárido, 2017, 12, 354-358.
SALABERRY, S. R. S.; SAIDENBERG, A. B. S.; ZUNIGA, E.; GONSALES, F. F.; MELVILLE, P. A.; BENITES, N. R. Análise microbiológica e perfil de sensibilidade do Staphylococcus spp. em mastite subclínica de caprinos leiteiros. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2016, 68, 336-344.
SILVA, J. G.; ALVES, B. H. L. S.; KUNG, E. S.; NASCIMENTO, R. B.; FERNANDES, M. S. T. F.; BEZERRA, M. J. G.; SÁ, S. G.; RIBEIRO, M. N.; MOTA, R. A. Etiologia das Mastites em Cabras e Ovelhas de Raças Naturalizadas Criadas no Semiárido Nordestino. Medicina Veterinária, 2013, 7, 26-31.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.