Qualidade fisiológica de sementes de feijão crioulo proveniente de diferentes localidades
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6626Resumo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a qualidade fisiológica de sementes crioulas de feijão comum cultivadas nos municípios de São João-PE, Lajedo-PE, Caetés-PE e União dos Palmares-AL. As sementes foram doadas por agricultores familiares das respectivas cidades. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Propagação de Plantas pertencente ao Centro de Ciências Agrárias (CECA), Campus Delza Gitaí, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os parâmetros avaliados foram: teor de água (TA), peso de mil sementes (PMS), primeira contagem de emergência (PCE), emergência (EMER) de plântulas, índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento da parte aérea (PA) e raiz e massa seca de plântulas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições de 50 sementes por tratamento. As variedades crioulas de feijão comum apresentam percentual de emergência acima dos padrões mínimos exigidos para comercialização. O lote de sementes proveniente de São João-PE apresentou qualidade fisiológica superior em relação aos demais municípios.
Palavras-chave: Agricultura familiar, Phaseolus vulgaris L., produção, germinação, vigor
Downloads
Referências
AVACI, A. B.; COELHO, S. R. M.; NÓBREGA, L. H. P.; ROSA, D. M.; CHRIST, D. Qualidade fisiológica de sementes de feijão envelhecidas em condições de alta temperatura e umidade relativa. Publicativo UEPG – Ciências Exatas e da Terra, Agrária e Engenharias, 2010. 16, 33-38.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília: MAPA/ACS. 2009. 395p.
BEZERRA, A. M. E.; MOMENTÉ, V. G.; MEDEIROS FILHO, S. Germinação de
sementes e desenvolvimento de plântulas de moringa (Moringa oleifera Lam.) em função do peso da semente e do tipo de substrato. Horticultura Brasileira, 2004, 22, 295-299.
CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 5.ed. Jaboticabal: FUNEP, 2012. 590p.
CATÃO, H. C. R. M.; COSTA, F. M.; VALADARES, S. V.; DOURADO, E. da R.; BRANDÃO JUNIOR, D. DA S.; SALES, N. de L. P. Qualidade física, fisiológica e sanitária de sementes de milho crioulo produzidas no norte de Minas Gerais. Ciência Rural, 2010, 40, 2060-2066.
FRANÇA, C. G.; DEL GROSSI, M. E.; MARQUES, V. P. M. A. (Ed.). O Censo
Agropecuário 2006 e a Agricultura familiar no Brasil. Brasília, DF: MDA, 2009. 96 p.
FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, 2011, 35, 1039-1042.
MAGUIRE, J. D. Speed of germination-aid selection and evaluation for seedling emergence and vigor. Crop Science, 1962, 2, 176-177.
PELWING, A. B.; FRANK, L. B.; BARROS, I. I. B. Sementes crioulas: o estado da arte no Rio Grande do Sul. Revista de Economia e Sociologia Rural, 2008, 46, 391-420.
RAMOS, K. M. O.; FELFILI, J. M.; FAGGI, C. W.; SOUZA-SILVA, J. C.; FRANCO, A. C. Crescimento inicial e repartição da biomassa de Amburana cearensis (Allemao) A. C. Smith. Em diferentes condições de sombreamento. Acta Botânica Brasílica, 2004, 18, 351-358.
SILVA, A. L. da; SILVA, J. F. da; ALMEIDA, F. de A. C.; GOMES, J. P.; ALVES, N. M. C.; ARAUJO D. R. Qualidade fisiológica e controle de sementes de milho tratadas com Piper nigrum. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, 2012, 14, 131-142.
SILVA, O. F.; WANDER, A. E. O feijão-comum no Brasil: Passado, Presente e Futuro. Embrapa-CNPAF, Santo Antônio de Goiás, 2013. 63p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.