Competição de carneiro hidráulico da Faculdade de Tecnologia de Alagoas como ferramenta prática de aprendizagem da disciplina de Hidrologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6639Resumo
O carneiro hidráulico é uma ferramenta simples para bombeamento de água que utiliza como fonte para seu funcionamento energia limpa e renovável, é amplamente empregado em muitos locais onde a energia elétrica é escassa ou inexistente. Ultimamente nos cursos de engenharia vem se buscando métodos de aprendizagem mais significativos que promovam a autonomia dos alunos, despertando o interesse dos mesmos em aprender e aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, dessa forma objetivou-se por meio desse trabalho realizar uma competição com os alunos de engenharia civil da FAT, durante a III Semana Acadêmica de Engenharia da instituição, os carneiros hidráulicos foram confeccionados de forma artesanal pelas equipes do 6° período, utilizando apenas materiais previstos no regulamento, foi levado em consideração como critério de avaliação a funcionalidade correta do equipamento, vazão, relação volume inicial de água, volume bombeado e estética, as equipes tiveram 20 minutos para demonstrar o funcionamento do equipamento. Os melhores resultados foram obtidos para um caudal de elevação igual a 2,2 L/min, com aproximadamente 60 batidas por minuto. Foi possível verificar com essa competição os alunos ficaram motivados e promoveram sua autonomia, sendo aplicado os conceitos teóricos passados em sala de aula para uma aplicação prática.
Downloads
Referências
ABATEL, C.; BOTREL, T. A. Carneiro hidráulico com tubulação de alimentação em aço galvanizado e em PVC. Scientia Agrícola, 2002, 59, 197-203.
BHOI, K. L.; RAM S.; CHAUHAN, H. S. Field evaluation of hydraulic rams. ICID Bulletin, 1994, 43, 105-116.
CARACOL, D. C.; DAMASCENO, F. A.; GRIFFANTE, G.; ALVARENGA, L. A. Características construtivas de um carneiro hidráulico com materiais alternativos. Revista Brasileira Engenharia Agrícola Ambiental, 2007, 11, 349-354.
Escola Família Agrícola do Orizona: Curso técnico em agropecuária de nível média. Carneiro hidráulico. Disponível em: http://efaorizona.blogspot.com/2012/04/como-fazer-um-carneiro-hidraulico.html
Acesso: 18 de outubro de 2018.
GOLDEMBERG, J. LUCON, O. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avançados, 2007. 21, 7-20.
MACINTYRE, A. J. Bombas e instalações de bombeamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980.
MONTEIRO, S.; ALMEIDA, L. S.; CRUZ, J. F. A.; VASCONCELOS, M. Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. Revista Portuguesa de Educação, 2018, 32, 213-238.
PEIXOTO, H. D.; LUCHESE, T. C. Estudo sistemático do carneiro hidráulico: Uma avaliação da dependência entre volume recalcado e os parâmetros da construção do equipamento. Anais do V SEPE & V Jornada de Iniciação Científica, v. 15, 2015.
SOCZEK, M. L. O carneiro hidráulico como elemento motivador ao estudo de hidrodinâmica. Cadernos PDE, v. 1, 2016. 25p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.