Mesofauna edáfica em área de ocorrência da espécie Byrsonima gardneriana A. Juss, na Caatinga Alagoana
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v16i0.6649Resumo
Os organismos da mesofauna edáfica exercem no solo funções importantes e mantem interação com as espécies vegetais. Objetivou-se avaliar a riqueza, abundância e diversidade dos organismos da mesofauna edáfica que atuam em ambiente com ocorrência da espécie Byrsonima gardneriana A. Juss, em Olho D’Água do Casado, Semiárido Alagoano. A pesquisa foi realizada em Agosto de 2017. Foram selecionados cinco pontos próximos as matrizes da espécie B. gardneriana para avaliação da mesofauna edáfica por meio de anéis metálicos instalados na bateria de extratores Berlese-Tullgren modificada, por 96 horas, para extração dos organismos. A mesofauna capturada foi quantificada e identificada com auxílio de lupa binocular e chave de identificação, sendo avaliada de forma quantitativa (abundância e riqueza de grupos) e qualitativa (índice de diversidade de Shannon). Realizou-se medição de altura das matrizes de B. gardneriana para relacionar com a mesofauna edáfica. Os grupos taxonômicos da mesofauna edáfica mais abundantes em área de ocorrência de B. gardneriana são Collembola e Acarina; Os organismos registrados apresentam-se como os possíveis agentes influenciadores do desenvolvimento das matrizes de B. gardneriana; As matrizes de B. gardneriana com maior altura, proporcionam microhabitats mais propícios ao desenvolvimento da mesofauna edáfica, refletindo no equilíbrio do ambiente.
Downloads
Referências
ALAGOAS. Perfil municipal: Olho D’Água do Casado. 3. ed. Maceió: SEPLANDE/AL, 2015. 24 p.
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecology: individuals, populationsand communities. 3. ed. Oxford: Blackwell Science, 1996. 92 p.
BERUDE, M. C. et al. A mesofauna do solo e sua importância como bioindicadora. Enciclopédia Biosfera, 2015, 11, 14-28.
LIMA, I. F. Fundamentos geográficos do meio físico do Estado de Alagoas. 1. ed. Maceió: Governo do Estado de Alagoas/SEPLANDE/SUDENE,1977. 106 p. (Série: Estudo de Regionalização).
NABORS, M. W. Introdução à botânica. 1. ed. São Paulo: Roca, 2012. 646 p.
RIEFF, G. G. Monitoramento de ácaros e colêmbolos como indicadores de qualidade do solo. 2010. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo)-Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SANTOS, E. M. da C. Importância socioeconômica da espécie Byrsonima gardneriana A. Juss (Murici) como alternativa de renda complementar para a população do semiárido Alagoano. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SWIFT, M. J.; HEAL, O. W.; ANDERSON, J. M. Decomposition in terrestrial ecosystems: studies in ecology. 5. ed. Oxford: Blackwell Scientific, 1979. 238 p.
TRIPLEHORN, C. A.; JONNSON, N. F. Estudo dos insetos. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 809 p.
UFV – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Entomologia: Viçosa: UFV, 2018. Disponível em . Acesso: 28 de mar. 2018, 16:32:54.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.