DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE MICROPROPAGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BAMBU - BAMBUSA NUTAN G.C. Wall EX Munro
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v10i1.731Resumo
O Bambu – Bambusa spp. (Poaceae) é uma planta muito utilizada na confecção de papel, objetos de arte, construção civil e naval, além de servir como alimento e remédio. Seu cultivo tem sido estimulado em Alagoas desde a criação do Instituto do Bambu em 2000, como resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e o numa parceira entre a UFAL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AL). Dentre as dificuldades encontradas destaca-se aquisição de mudas e de colmos de bambu de espécies adequadas para suprir a demanda para os seus diferentes usos. O Laboratório de Biotecnologia Vegetal (BIOVEG) do Centro de Ciências Agrárias da UFAL vem desenvolvendo pesquisas sobre propagação convencional e micropropagação em várias espécies de bambu. Com o objetivo de desenvolver um protocolo para multiplicação in vitro de Bambusa nutans G.C. Wall ex Munro, espécie de interesse no fabrico de papel, artesanato e construção civil, testaram-se os efeitos da adição de fitohormônios (citocininas e auxinas) em meio de cultura de Murashige e Skoog (MS) na brotação e enraizamento de explantes provenientes de sementes. Os resultados mostraram que houve uma equivalência no número de brotações (8 a 12 brotos/explante) entre os tratamentos com 0,2 a 0,5 mg.L-1 TDZ (Tidiazurom) e 5 a 10 mg.L-1 de BAP (Benzilaminopurina). Na ausência dos fitohormonios ou com 3 mg.L-1 de BAP, o número de brotações foi significantemente menor (2 brotos/explante), mas estas foram significantemente maiores e com maior número de folhas por explantes. A percentagem de enraizamento dos brotos foi influenciada pela presença de AIB (ácido indolbutírico) sendo maior (80%) na concentração de 2 mg.L-1Downloads
Referências
ARYA, S.; SHARMA, S.; KAUR. R.; ARYA, I.D.; Micropropation of Dendrocalamus asper by shoot proliferation using seeds. India. Plant Cell Reports, v.18, p. 879-882. 1999.
ASSIS, T.F.; TEIXEIRA, S.L. Enraizamento de plantas lenhosas. In: TORRES, A.C.; CALDAS, L.S.; BUSO, J.A. Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Brasília: EMBRAPA/CBAB. 1998. p. 261-296.
CID, B.P.L. Introdução aos hormônios vegetais. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. 2000. p. 55-81.
CORRÊA, M. P. Bambu. In: Dicionário das plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1984. p.242-247.
GEORGE, E.F. Plant propagation by tissue culture. The technology. Exegetics Limited., London. 1993.574p.
GRATTAPAGLIA, D.; MACHADO, M.A. Micropropagação. In: TORRES, A.C., CALDAS, L.S.; BUSO, J.A. (Ed.). Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Brasília: EMBRAPA/CBAB. 1998. p.183-260.
LIN, C.S.; CHANG, W.C.; Micropropation of Bambusa edulis through nodal explants of field-grown culms and flowering of regenerated plantlets. Plant Cell Reports. v.17, p. 617-620. 1998.
MANZUR, M.D. Propagación “In Vitro’’ de embriones de Bambusa (Bambusa guadua sp.). Costa Rica CATIE Conferência Primer Simposio Latinoamericano Bambu. Manizales, Colômbia. 1981.
MOREIRA, L.E; GHAVAMI, K. Dimensionamento de Estruturas de bambu. Simpósio: “Materiais não Convencionais para a Construção Rural”. Campina Grande, Paraíba; UFPB. 1997. p. 237-291.
MURASHIGE., T.; SKOOG, F. A Revised Médium for Rapid Growth and Bioassays With Tabacco Tissue Culture. Physiologia Plantarum, v.15, p. 437-497, 1962.
SALGADO, A.L. de B.; CIARAMELLO, D.; AZZINI, A. Bambu como reforço estrutural em moirões de cerca. O agronômico, Campinas, 1986. p. 127-138.
SALGADO, A.L.; GODOY JUNIOR, G. O bambu no Brasil: em nossa vida, nossa cultura, seu cultivo e utilização. In: Seminário Internacional-Cursos e Mostra. O uso do bambu na construção civil. Maceió: SEBRAE, 2002. ago. p.39.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.