ÍNDICE SPAD E GRAU BRIX DA CULTURA DO RABANETE SOB LÂMINAS DE ÁGUA E DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v18i3.9448Palavras-chave:
Raphanus sativus, manejo de irrigação, nitrogênioResumo
O rabanete (Raphanus sativus L.) exige boa disponibilidade hídrica e fertilidade do solo. O manejo da irrigação é indispensável, assim como adubação. Objetivou-se avaliar a cultura do rabanete em função de diferentes lâminas de irrigação e doses de adubação nitrogenada. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca com delineamento em blocos casualizados em fatorial 5x5 com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em cinco lâminas de água com 50%, 75%, 100%, 125% e 150% da evapotranspiração da cultura, com cinco doses de adubação nitrogenada correspondendo a 50%, 75%, 100%, 125%, e 150% da recomendação para a cultura. As variáveis analisadas foram o índice SPAD e o grau BRIX. Para o grau BRIX foi significativo apenas para o fator lâmina com um com comportamento decrescente e um ponto mínimo de 3,82% na lâmina de 196,67 mm. Já a variável índice SPAD foi significativa para a interação entre os dois fatores, com o ponto máximo na lâmina de 187,53 mm e adubação de 45,43 Kgha-1. A lâmina de irrigaçãDownloads
Referências
Barbosa Júnior, M. R.; Silva T. R. G.; Silva; J. C.; Silva, C. B.; Santos,
D. P.; Santos, M. A. L. Avaliação da cultura do rabanete em função de diferentes lâminas de água. IV INOVAGRI International Meeting, 2017.
Bernardino M. M., Alves, D. M., Dias J. H. R., Bastos, A. V. S., Santos,
L. N. S., Costa, C. T. S. Cultivo do rabanete cv. Vermelho gigante, submetido a reposições hídricas e fertirrigação com fontes de nitrogênio. IV INOVAGRI International Meeting, 2017.
Cavalcanti, F. J. A. Recomendações de adubação para o Estado de Pernambuco: segunda aproximação. Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA. 212p. 2008.
Dantas, I. L. A.; Faccioli, L. G. G.; Nunes, L. P.; Viegas, T. A. P, Viabilidade
do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). Revista Ambiente e Água, 2014, 9, 1, 109-117.
Filgueira, F. A. R. Novo manual de olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa-MG: UFV, 2008. 421 p.
Quadros, B. R.; Silva, E. S.; Borges, L. S.; Moreira, C. A.; Moro, A. L.;
Villas Bôas, R, L. Doses de nitrogênio na produção de rabanete fertirrigado e determinação de clorofila por medidor portátil nas folhas. Irriga, 2010, 15, 4, 353-360.
Silva, R. T.; Souza, A. A. T.; Oliveira, F. A.; Targino, I. S. O.; Silva, M. L.N. Tolerância do rabanete ao encharcamento do solo. Revista Verde, 2012, 7, 1, 25-33.
Taiz, L. Fisiologia e desenvolvimento vegetal; 6. ed. – Porto Alegre. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.