ÍNDICE SPAD E GRAU BRIX DA CULTURA DO RABANETE SOB LÂMINAS DE ÁGUA E DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA

Autores

  • Floriano Alcantara Damasceno Universidade Federal de Alagoas Campus de Arapiraca (UFAL)
  • Danilo Santos Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca (UFAL)
  • Kívia Caroline Da Costa Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca (UFAL)
  • Allyne Hariadrinny Pereira Barbosa
  • Julianna Catonio Da Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus de Engenharias e de Ciências Agrárias
  • Márcio Aurélio Lins Dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v18i3.9448

Palavras-chave:

Raphanus sativus, manejo de irrigação, nitrogênio

Resumo

O rabanete (Raphanus sativus L.) exige boa disponibilidade hídrica e fertilidade do solo. O manejo da irrigação é indispensável, assim como adubação. Objetivou-se avaliar a cultura do rabanete em função de diferentes lâminas de irrigação e doses de adubação nitrogenada. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca com delineamento em blocos casualizados em fatorial 5x5 com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em cinco lâminas de água com 50%, 75%, 100%, 125% e 150% da evapotranspiração da cultura, com cinco doses de adubação nitrogenada correspondendo a 50%, 75%, 100%, 125%, e 150% da recomendação para a cultura. As variáveis analisadas foram o índice SPAD e o grau BRIX. Para o grau BRIX foi significativo apenas para o fator lâmina com um com comportamento decrescente e um ponto mínimo de 3,82% na lâmina de 196,67 mm. Já a variável índice SPAD foi significativa para a interação entre os dois fatores, com o ponto máximo na lâmina de 187,53 mm e adubação de 45,43 Kgha-1. A lâmina de irrigaçã

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriano Alcantara Damasceno, Universidade Federal de Alagoas Campus de Arapiraca (UFAL)

Técnico em Agropecuária. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas Campus de Arapiraca (UFAL). Pesquisador na Área de Manejo de Água para Irrigação

Referências

Barbosa Júnior, M. R.; Silva T. R. G.; Silva; J. C.; Silva, C. B.; Santos,

D. P.; Santos, M. A. L. Avaliação da cultura do rabanete em função de diferentes lâminas de água. IV INOVAGRI International Meeting, 2017.

Bernardino M. M., Alves, D. M., Dias J. H. R., Bastos, A. V. S., Santos,

L. N. S., Costa, C. T. S. Cultivo do rabanete cv. Vermelho gigante, submetido a reposições hídricas e fertirrigação com fontes de nitrogênio. IV INOVAGRI International Meeting, 2017.

Cavalcanti, F. J. A. Recomendações de adubação para o Estado de Pernambuco: segunda aproximação. Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA. 212p. 2008.

Dantas, I. L. A.; Faccioli, L. G. G.; Nunes, L. P.; Viegas, T. A. P, Viabilidade

do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). Revista Ambiente e Água, 2014, 9, 1, 109-117.

Filgueira, F. A. R. Novo manual de olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa-MG: UFV, 2008. 421 p.

Quadros, B. R.; Silva, E. S.; Borges, L. S.; Moreira, C. A.; Moro, A. L.;

Villas Bôas, R, L. Doses de nitrogênio na produção de rabanete fertirrigado e determinação de clorofila por medidor portátil nas folhas. Irriga, 2010, 15, 4, 353-360.

Silva, R. T.; Souza, A. A. T.; Oliveira, F. A.; Targino, I. S. O.; Silva, M. L.N. Tolerância do rabanete ao encharcamento do solo. Revista Verde, 2012, 7, 1, 25-33.

Taiz, L. Fisiologia e desenvolvimento vegetal; 6. ed. – Porto Alegre. 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-29