A CIÊNCIA DA SOCIOLOGIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA MODERNA SOBRE A SOCIOLOGIA CLÁSSICA, POR MEIO DA CRIAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

Pedro André de Souza Peixoto, Patriana de Souza Santos Cabral

Resumo


O artigo produz um sintético percurso da Filosofia durante a Modernidade na busca pelo conhecimento verdadeiro, o que culmina na elaboração do método científico. São apontadas algumas características deste método, filho da Filosofia Moderna, como seu caráter racionalista, materialista, fenomenológico, empírico e indutivo. Em seguida, é proposto um conceito para Sociologia: uma ciência que estuda a sociedade, sua dinâmica e funcionamento. Aborda o nascimento da disciplina no século XIX fruto do espanto intelectual gerado pelas patentes mudanças sociais na Europa ocidental que vivia então a 2ª Revolução Industrial. Apresenta a Sociologia como ciência social que emerge utilizando-se do método científico de análise e produção do conhecimento. Tratando-se do início da disciplina, aborda a Sociologia clássica representada por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx expondo alguns de seus princípios e métodos influenciados pelo método científico, bem como a influência das formulações da Filosofia Moderna sobre estes. Conecta-se assim a ciência sociológica à Filosofia Moderna por meio do método científico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Rosmane. 2018. Tudo o que é sólido se desmancha no ar: uma análise crítica ao materialismo de Marx enquanto tentativa de superação da lógica dialética hegeliana. Monografia de graduação em História, Universidade Federa de Alagoas.

DESCARTES, Rene. 1979. Discurso do método: para bem conduzir a própria razão e buscar a verdade nas ciências. Tradução de Jacob Ginzburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultura.

BODART, Cristiano. 2019. Infraestrutura e superestrutura em Marx. Blog Café com Sociologia, 2016. Disponível em: . Acessado em 06 de mar.

DURKHEIM, Émile. 2007. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martin Fontes.

ELIAS, Norbert. 2008. Introdução à Sociologia. Lisboa/Portugal: Edições 70.

HLILTON, Rodney et al. 2004. A Transição do feudalismo para o Capitalismo. Tradução de Isabel Didonnet. São Paulo: Paz e Terra.

HOBSBAWM, Eric. 2012. Era das Revoluções 1798 – 1848.

Tradução de Maria Tereza Teixeira. São Paulo: Paz & Terra.

HUGO, Victor. 2014. Os Miseráveis. Tradução e adaptação de Silvana Salerno. São Paulo: Seguinte.

JÚNIOR, Luís Guimarães. Londres. 2010. In: Sonetos e Rimas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras.

KANT, Immanuel. 2001. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

KRAEMER, Celso; STAMM, Melissa Probst. 2009. Temas e Teorias da Filosofia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.

LAGO, Ivann; OLIVEIRA, Ana. 2010. Metodologia do Ensino de Sociologia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.

MAKSENAS, Paulo. 2009. Subsídios para Sociologia Geral. São Paulo: MEC/PUCSP.

MARX, Karl. 2015. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

__________2008. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo.

Marx, Karl; ENGELS, Friedrich. 1998. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.

THE PEOPLES’S PREACHER. 2020. Produção de Crawford Telfer. Tradução de Fernando. UK: Christian Television Association, 2010. Disponível em: . Acessado em 24 de fev.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. 2003. História da Filosofia: Filosofia pagã antiga. V. 1 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.

________________________________2003. História da Filosofia: Patrística e Escolástica. V. 2 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.

________________________________2004. História da Filosofia: Do Humanismo a Descartes. V. 3 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.

________________________________2005. História da Filosofia: De Spinoza a Kant. V. 4 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.

ROSSI, Paolo. 1992. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da Revolução Científica. Tradução de Alvaro Lorencini. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

SCHEEFER, Fernando. 2009. Temas e Teorias da Sociologia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.

WEBER, Max. 2003. Sociologia. Organização de Gabriel Cohn. São Paulo: Editora Ática.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Ciências Humanas Caeté - Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH/UFAL-Campus Sertão).

........................................................................................

Banco de dados, Diretórios & Indexadores

http://diadorim.ibict.br/handle/1/2279

 

https://www.sumarios.org/revista

 

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29352

 

.........................................................................................

 

Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

AL - 145, nº 3849, Cidade Universitária

Delmiro Gouveia - Alagoas

CEP - 57480-000

E-mail: revista.caete@delmiro.ufal.br