A CIÊNCIA DA SOCIOLOGIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA MODERNA SOBRE A SOCIOLOGIA CLÁSSICA, POR MEIO DA CRIAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.
Abstract
O artigo produz um sintético percurso da Filosofia durante a Modernidade na busca pelo conhecimento verdadeiro, o que culmina na elaboração do método científico. São apontadas algumas características deste método, filho da Filosofia Moderna, como seu caráter racionalista, materialista, fenomenológico, empírico e indutivo. Em seguida, é proposto um conceito para Sociologia: uma ciência que estuda a sociedade, sua dinâmica e funcionamento. Aborda o nascimento da disciplina no século XIX fruto do espanto intelectual gerado pelas patentes mudanças sociais na Europa ocidental que vivia então a 2ª Revolução Industrial. Apresenta a Sociologia como ciência social que emerge utilizando-se do método científico de análise e produção do conhecimento. Tratando-se do início da disciplina, aborda a Sociologia clássica representada por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx expondo alguns de seus princípios e métodos influenciados pelo método científico, bem como a influência das formulações da Filosofia Moderna sobre estes. Conecta-se assim a ciência sociológica à Filosofia Moderna por meio do método científico.Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, Rosmane. 2018. Tudo o que é sólido se desmancha no ar: uma análise crítica ao materialismo de Marx enquanto tentativa de superação da lógica dialética hegeliana. Monografia de graduação em História, Universidade Federa de Alagoas.
DESCARTES, Rene. 1979. Discurso do método: para bem conduzir a própria razão e buscar a verdade nas ciências. Tradução de Jacob Ginzburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultura.
BODART, Cristiano. 2019. Infraestrutura e superestrutura em Marx. Blog Café com Sociologia, 2016. Disponível em: <https://cafecomsociologia.com/infraestrutura-esuperestrutura-em-marx-2/>. Acessado em 06 de mar.
DURKHEIM, Émile. 2007. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martin Fontes.
ELIAS, Norbert. 2008. Introdução à Sociologia. Lisboa/Portugal: Edições 70.
HLILTON, Rodney et al. 2004. A Transição do feudalismo para o Capitalismo. Tradução de Isabel Didonnet. São Paulo: Paz e Terra.
HOBSBAWM, Eric. 2012. Era das Revoluções 1798 – 1848.
Tradução de Maria Tereza Teixeira. São Paulo: Paz & Terra.
HUGO, Victor. 2014. Os Miseráveis. Tradução e adaptação de Silvana Salerno. São Paulo: Seguinte.
JÚNIOR, Luís Guimarães. Londres. 2010. In: Sonetos e Rimas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras.
KANT, Immanuel. 2001. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
KRAEMER, Celso; STAMM, Melissa Probst. 2009. Temas e Teorias da Filosofia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.
LAGO, Ivann; OLIVEIRA, Ana. 2010. Metodologia do Ensino de Sociologia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.
MAKSENAS, Paulo. 2009. Subsídios para Sociologia Geral. São Paulo: MEC/PUCSP.
MARX, Karl. 2015. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
__________2008. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo.
Marx, Karl; ENGELS, Friedrich. 1998. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.
THE PEOPLES’S PREACHER. 2020. Produção de Crawford Telfer. Tradução de Fernando. UK: Christian Television Association, 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s2EjX2ns4Ik>. Acessado em 24 de fev.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. 2003. História da Filosofia: Filosofia pagã antiga. V. 1 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.
________________________________2003. História da Filosofia: Patrística e Escolástica. V. 2 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.
________________________________2004. História da Filosofia: Do Humanismo a Descartes. V. 3 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.
________________________________2005. História da Filosofia: De Spinoza a Kant. V. 4 Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.
ROSSI, Paolo. 1992. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da Revolução Científica. Tradução de Alvaro Lorencini. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
SCHEEFER, Fernando. 2009. Temas e Teorias da Sociologia. Indaial: Grupo UNIASSELVI.
WEBER, Max. 2003. Sociologia. Organização de Gabriel Cohn. São Paulo: Editora Ática.