GRUPO DE TURISMO ECOLÓGICO VEREDAS DA CAATINGA: UMA PROPOSTA EXTRACURRICULAR NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DE DELMIRO GOUVEIA – AL, 2016 – 2019.
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar como proposta extracurricular para o ensino de história as atividades de educação patrimonial desenvolvidas pelo grupo de Turismo Ecológico Veredas da Caatinga, que utilizam os sítios arqueológicos existentes na área do assentamento Lameirão, Delmiro Gouveia-AL, como componentes de visitação e disseminação de informações sobre os povos pré-históricos que ocuparam a região. O cuidado dispensado pelos integrantes do grupo Veredas a esse patrimônio arqueológico fica evidente quando se visita os sítios e percebe-se o elevado grau de preservação destes e todo ecossistema do entorno. Assim, tendo em vista a busca por capacitação pelos integrantes do grupo Veredas, bem como a consistência das informações apresentadas durante as visitas, discutimos nesse artigo a possibilidade da utilização da visita como componente extracurricular da disciplina de história para o sistema educacional do município de Delmiro Gouveia-AL.
Descargas
Citas
ALVES. Hilana de Oliveira; SANTOS, Maele dos. O lúdico e o ensino de história. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1365644931_ARQUIVO_TrabalhoXXVIISNH-MaeledosSantosPereiraBarbosa-HilanadeOliveiraAlves.pdf Acessado: 29/01/20
BASTOS, Rossano Lopes. 2007. A arqueologia na ótica institucional: IPHAN, contrato e sociedade. Erechim, RS: Habilis.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998. 108 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acessado: 29/01/2020.
BRITO. José Aparecido Moura de Brito. 2017. Sítios arqueológicos de pinturas rupestres em Inhapi – AL: Um estudo comparativo. Monografia (Licenciatura em História).
CAMPOS, Adriana Negreiros. 2011. Arqueologia e Educação: possibilidades educacionais em torno de um sítio quinhentista em Santos, SP. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Suplemento 1]: 195-200. file:///C:/Users/NUPEAH/Downloads/113557-Texto%20do%20artigo-205417-1-10-20160329%20(1).pdf Acesso em: 03/12/2019.
CARBONARI, Márcia. 2017. Arqueologia, história e cultura material no ensino de história. Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia. Vol. 1, https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/ppgh/anais-seminario internacional/2017/carbonari.pdf Acesso em: 28/11/2019.
FUNARI, Pedro Paulo. 2010. Os historiadores e a cultura material. In: Fontes Históricas. 2. ed., 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto.
GASPAR, Madu. 2006. A arte rupestre no Brasil. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
JORGE, Vítor Oliveira. Patrimônio(s). 2007. In: Arqueologia, Patrimônio e Cultura. Instituto PIAGET, divisão editorial. 2ª. Edição
.
ROCHA, Luiz Carlos Medeiros. As Pedras na História: o uso de fontes arqueológicas “pré-históricas” para a historiografia. História Unicap, v. 2, n. 3. jan./jun. De 2015. file:///C:/Users/NUPEAH/Downloads/Dialnet-AsPedrasNaHistoria-5615908.pdf Acesso em: 03/12/2019.
SANTOS, Jefferson Félix dos. 2015. As lágrimas de um Patrimônio: a busca pela identificação e valorização do patrimônio arquelógico de Del miro Gouveia – AL. Monografia (Licenciatura em História).
SILVA. Maria Rosângela dos Santos. Coordenadora do Veredas da Caatinga entrevistada por Carla Janine Vieira de Souza, Henrique Correia da Silva e Maerla Moreira Silva, em17 de agosto de 2019. Acervo Núcleo de Pesquisas e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH), UFAL, Campus do Sertão.
SOUZA; MORAES; SILVA; M. BATISTA. (2015-2019). Vivendo com a pré-história: contribuições do grupo de turismo ecológico Veredas da Caatinga para a preservação dos sítios rupestres no assentamento Lameirão, Delmiro Gouveia – AL. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistadecienciashumanascaete/article/view/9164/6580 Acesso: 19/02/2020.