O CANTO DA ÍNDIA VANUÍRE: PACIFICAÇÃO E GENOCÍDIO DOS KAINGANG PAULISTAS
Abstract
Nesse texto buscaremos analisar os contatos interétnicos entre agentes do antigo Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e os indígenas Kaingang, no início do século XX, como uma empreitada indigenista assimilacionista, especificamente em São Paulo. Evidenciando o protagonismo da "Índia Vanuíre", indígena Kaingang provavelmente nascida e trazida do Paraná, e sua apropriação narrativa por indigenistas do período, que a consideravam figura emblemática da defesa do sucesso da política assimilacionista de Rondon. Buscamos também discutir como a manipulação e produção da história vincula-se às funcionalidades de instâncias de poder que a narram, a partir da abordagem metodológica desenhada por Michel-Rolph Trouillot quanto aos atos de silenciamento do passado. A pesquisa foi baseada nos relatórios produzidos pelo SPI, bem como em escritos de cunho antropológico que descreveram a trajetória dos Kaingang e sua inserção na chamada comunhão nacional.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Divagações, de Sílvio de Almeida. O Estado de S. Paulo. 12 out.1908.
BALDUS, Herbert. Sinopse da História dos Kaingang Paulistas. In: TAUNAY, Afonso de Escragnolle et al. São Paulo em quatro séculos. 1º Vol. São Paulo: Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, 1954. Disponível em: http://etnolinguistica.org. Acesso em: 7 set.2020.
BORBA, Telêmaco. Actualidade indígena: Paraná Brasil. Curitiba: Impressora Paranaense, 1908. Disponível em: http://www.etnolinguistica.org/biblio:borba-1908-actualidade. Acesso em 7 set.2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Mensagens Presidenciais (1890 – 1910). Brasília: Centro de Documentação e Informação – Coordenação de Publicações, 1978.
CHAUÍ, Marilena. Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
CRUZ, Leonardo de Oliveira. O “ser” e o “estar” índio: produção de identidades entre Kaingang e Krenak em Vanuíre. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGCS da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Universidade Estadual Paulista, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ciências Sociais. Marília: Universidade Estadual Paulista, 2007.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil. Mito, História, Etnicidade. 2ª ed. São Paulo: Editora Bradiliense, 1986.
HORTA BARBOSA, Luís Bueno. O problema indígena do Brasil. Publicação n.º 88 da “Comissão Rondon”. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.
LAROQUE, Luís Fernando da Silva. De coadjuvantes a protagonistas: seguindo o rastro de algumas lideranças Kaingang no sul do Brasil. História Unisinos. V. 9, n. 1, jan/abr 2005, São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, p. 49-59.
LINS, Ivan. História do positivismo no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
NIMUENDAJÚ, Curt. Textos indigenistas: relatórios, monografias, cartas. São Paulo: Ed. Loyola, 1982.
NOGUEIRA, Nelson. Entrevista sobre os índios - Cândido Rondon. Boletim Pozitivista. Ano I, n. 5, 7 set.1938. Rio de Janeiro: Igreja Pozitivista do Brazil, 1938, p.169-174.
PINHEIRO, Niminon Suzel. Vanuíre: conquista, colonização e indigenismo - oeste paulista, 1912-1967. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em História. Assis: Universidade Estadual Paulista, 1999.
RAMOS, Alcida Rita. Indigenism. Ethnic politics in Brazil. Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1998.
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil Moderno. 3a. Edição, Petrópolis: Vozes, 1993.
RODRIGUES, Isabel Cristina. Venh jykre si: memória, tradição e costume entre os Kaingang da T.I. Faxinal - Cândido de Abreu-PR. Tese apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para a obtenção do título de Doutor em Ciências Sociais, área de concentração Antropologia. São Paulo: PUC-SP, 2012.
SANTOS, Juliana. Cantando na escola indígena: música dos povos Kaingang e Guarani. Artigo monográfico apresentado ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito para conclusão do curso. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
SIAN - Serviço de Informações do Arquivo Nacional. Primeiros índios a receberem os benefícios do Serviço de Proteção aos Índios, no Paraná. Produção inicial: 1910. Código de Referência: BR RJANRIO O2.0.FOT.254. Disponível em: http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/pagina_inicial.asp. Acesso em: 7 set.2020.
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Trad. Sebastião Nascimento. Curitiba: Huya, 2016.
ZEMA DE RESENDE, Ana Catarina. Direitos e Autonomia Indígena no Brasil (1960 – 2010): uma análise histórica à luz da teoria do Sistema Mundo e do pensamento decolonial, Tese de Doutorado, PPGHIS/Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em:
<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/17769/1/2014_AnaCatarinaZemaDeResende.pdf>.