A ARTE EDUCAÇÃO COMO FORMA DE CONHECIMENTO ASSOCIADOS A PARÂMETROS PROJETUAIS COM FOCO NA ARQUITETURA ESCOLAR PARA A COMUNIDADE DE GARÇA TORTA EM MACEIÓ-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/imp.v14i3.15832

Resumo

Diante dos inúmeros desafios educacionais que envolvem o sistema de educação do Brasil, dentre eles está a reprodução em massa dos ambientes de ensino sem considerar valores culturais, sociais, artísticos e simbólicos do local de implantação da edificação. O artigo presente tem como objetivo trazer a discussão teórica sobre a inclusão da arte educação, associado a parâmetros projetuais, que envolvem a arquitetura escolar e auxiliam na humanização do espaço educacional e na experiência final do usuário. Ademais, visa conceitos como: a harmonia do ambiente construído; humanização dos espaços; criação de aprendizagem silencioso; diálogo e reconhecimento do espaço físico com a cultura local da comunidade de implantação do ambiente educacional; arquitetura escolar; educação artística na pré-escola; estudos de especialistas que subsidiaram a síntese de diretrizes projetuais para a escola no século XXI e o estudo de repertório de escolas referência no cenário local e internacional. A fim de exemplificar a relação entre esses conceitos e a prática arquitetônica tem-se a comunidade de Garça Torta, localizada na cidade de Maceió, Alagoas. A metodologia empregada foi dividida em três etapas: revisão de literatura e estado da arte, estudo de repertório e a apresentação da proposta do anteprojeto arquitetônico de uma pré-escola baseado nos conceitos da arte educação para a comunidade de Garça Torta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marthina de Albuquerque Silva, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista, mestranda em arquitetura e urbanismo pelo programa Dinâmicas do Espaço Habitado, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFAL. 

Thaísa Francis César Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista, Prof.ª Dr.ª no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/UFAL. 

Downloads

Publicado

2024-12-15