A ARTE EDUCAÇÃO COMO FORMA DE CONHECIMENTO ASSOCIADOS A PARÂMETROS PROJETUAIS COM FOCO NA ARQUITETURA ESCOLAR PARA A COMUNIDADE DE GARÇA TORTA EM MACEIÓ-AL
DOI:
https://doi.org/10.28998/imp.v14i3.15832Resumo
Diante dos inúmeros desafios educacionais que envolvem o sistema de educação do Brasil, dentre eles está a reprodução em massa dos ambientes de ensino sem considerar valores culturais, sociais, artísticos e simbólicos do local de implantação da edificação. O artigo presente tem como objetivo trazer a discussão teórica sobre a inclusão da arte educação, associado a parâmetros projetuais, que envolvem a arquitetura escolar e auxiliam na humanização do espaço educacional e na experiência final do usuário. Ademais, visa conceitos como: a harmonia do ambiente construído; humanização dos espaços; criação de aprendizagem silencioso; diálogo e reconhecimento do espaço físico com a cultura local da comunidade de implantação do ambiente educacional; arquitetura escolar; educação artística na pré-escola; estudos de especialistas que subsidiaram a síntese de diretrizes projetuais para a escola no século XXI e o estudo de repertório de escolas referência no cenário local e internacional. A fim de exemplificar a relação entre esses conceitos e a prática arquitetônica tem-se a comunidade de Garça Torta, localizada na cidade de Maceió, Alagoas. A metodologia empregada foi dividida em três etapas: revisão de literatura e estado da arte, estudo de repertório e a apresentação da proposta do anteprojeto arquitetônico de uma pré-escola baseado nos conceitos da arte educação para a comunidade de Garça Torta.